Governador inaugura Unidade de Atendimento Integrado da Praça Sete

Submitted by prgaapmadmin on

O governador Aécio Neves inaugurou, nesta terça-feira (12), a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) da Praça Sete, no centro de Belo Horizonte. A unidade é a maior do Estado, com capacidade para realizar até cinco mil atendimentos por dia. A UAI emitirá diversos documentos como carteira de identidade, atestado de antecedentes criminais, além de contar com postos do Detran, das secretarias de Fazenda e de Desenvolvimento Social, da Ouvidoria Geral do Estado e da Polícia Federal.

Sempre falei que o Choque de Gestão tinha o objetivo de permitir à população perceber, de forma mais clara, a melhoria da qualidade dos serviços que ela demanda, que ela busca junto ao Estado, disse o governador. E completou, o que estamos fazendo é permitir que o cidadão mineiro possa ter um atendimento digno, com profissionais preparados para dar a ele a dignidade que qualquer cidadão merece, disse o governador.

Para garantir conforto e atendimento de melhor qualidade nos serviços prestados, foram investidos na reforma do local R$ 8,3 milhões, sendo R$ 7,6 milhões em obras físicas, com a recuperação arquitetônica do edifício, e R$ 700 mil na compra de móveis e equipamentos. A reforma começou em janeiro de 2009.

A nova unidade ocupará quase seis mil metros quadrados. O edifício ao lado, que pertence ao Instituto de Previdência dos Servidores de Minas Gerais (Ipsemg), foi anexado. Além do espaço físico, o número de atendentes também foi ampliado de 120 para 400. São 126 guichês de atendimento.

Estamos de um lado preservando um extraordinário monumento arquitetônico, construído no coração de Belo Horizonte, e de outro dando a ele uma finalidade. Além de preservá-lo adequadamente, estamos dando a ele essa oportunidade de se transformar em instrumento de prestação de serviço de qualidade para o servidor no melhor espaço, na melhor localização que poderíamos ter, explicou o governador Aécio Neves.

Modernização do atendimento

As Unidades de Atendimento Integrado fazem parte do projeto estruturador Descomplicar, da Secretaria de Planejamento e Gestão, responsável por oferecer aos cidadãos acesso rápido a diversos serviços públicos, com um moderno atendimento.

Além do UAI Praça Sete, já estão em funcionamento outras 15 Unidades de Atendimento Integrado, que receberam investimentos de R$ 5,78 milhões. Belo Horizonte conta com outras duas nas regiões do Barreiro e Venda Nova. No interior, já foram inauguradas UAIs em São João del-Rey, Lavras, Barbacena, Sete Lagoas, Coronel Fabriciano, Passos, Ponte Nova, Divinópolis, Muriaé, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni e Curvelo. Serão inauguradas em breve as unidades de Uberaba e Paracatu.

Prédio

O prédio da praça Sete que abriga a nova unidade do UAI é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) desde 1988. Foi construído em 1922 para sediar, originalmente, o antigo Banco Hipotecário e Agrícola, mas ficou mais conhecido entre 1967 e 1998, quando sediou o Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge). O projeto, do arquiteto e escultor Luigi Olivieri, é marcado pelos padrões da arquitetura eclética. Parte dos materiais usados na obra e os elementos decorativos foram trazidos da Europa.

Em 1941, o edifício sofreu uma grande reforma, quando foi acrescido mais um pavimento e uma terça parte de seu tamanho no sentido horizontal e nos fundos, na mesma linguagem arquitetônica da edificação original.

As intervenções realizadas no prédio para abrigar a UAI foram coordenadas pelo Iepha. Durante as obras, foi realizada a recuperação total da cobertura do edifício, com substituição das telhas degradadas por telhas francesas de cerâmica, unindo o reparo funcional ao resgate do aspecto original.

A parte central do telhado foi coberta por uma pirâmide de vidro, constituindo novo marco arquitetônico na Praça Sete, o que permitiu a recuperação do belo sistema de iluminação natural do interior do edifício, por claraboias e lajes vazadas. Todos os sistemas elétrico, hidráulico, de lógica, segurança e comunicações foram refeitos.

Os diversos ambientes do prédio foram restaurados, com destaque para os painéis, as esquadrias e os pisos em parquet, os relevos em gesso e as portas externas, originais de 1921, trabalhadas com apliques de latão.

Durante a inauguração, o governador Aécio Neves estava acompanhado do vice-governador Antonio Anastasia, dos secretários de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, de Defesa Social, Maurício Campos, de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrus Filho, e do senador Eduardo Azeredo.