Comitê de Acompanhamento da Gestão Previdenciária recebe ambiente virtual para divulgação de resultados

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Espaço foi disponibilizado no site da SEF com objetivo de dar transparência às ações do grupo

O site da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) colocou no ar hoje (25/03) um espaço destinado ao Comitê de Acompanhamento da Gestão Previdenciária (Coprev). O objetivo é dar transparência ao processo executado pelo grupo e deixar disponível para os servidores e mineiros todos os resultados e ações do Comitê.

Acessando o link http://www.fazenda.mg.gov.br/coprev, o usuário encontra o menu do Coprev e o menu da Assessoria Especial Previdenciária (Assprev), a unidade da SEF que dará apoio ao Comitê e colocará em prática um plano estratégico em 2021. O plano inclui ações informativas e contributivas para os servidores e para o público externo. 

No menu “Conheça o Coprev”, é possível saber quem são os representantes do Comitê, qual o objetivo de trabalho, de que maneira as ações podem contribuir para o esclarecimento de dúvidas importantes dos servidores e dos mineiros, quais as datas das reuniões ordinárias, além de dar acesso aos relatórios de resultados.

Coprev

O principal objetivo do Coprev é a formulação de estratégias para a melhoria do fluxo dos processos de concessão de aposentadoria, de revisão e conformidade de concessões de benefícios previdenciários no âmbito dos órgãos, autarquias e fundações do Poder Executivo; para as atividades afetas à concessão e à manutenção das pensões especiais no âmbito dos órgãos, das autarquias e fundações do Poder Executivo; para atividades relativas à compensação financeira entre os regimes previdenciários, de que trata o § 9º do art. 201 da Constituição da República e planejar, juntamente com a Fundação de Previdência Complementar do Estado de Minas Gerais (Prevcom-MG), as ações relativas à interação entre o Regime de Previdência Complementar (RPC) e o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

No menu “Conheça a Assprev”, estão disponíveis informações sobre Estatística Previdenciária, Regras de Aposentadoria e Pensão, Auditoria de Benefícios, dados recentes da compensação financeira entre os regimes previdenciários (Comprev), o simulador do Regime Próprio de Previdência Social do Estado (RPPS), entre outros.

A formação do Comitê

O Governador Romeu Zema decretou em janeiro (30/01) a criação do Coprev, com o objetivo de estabelecer diretrizes e estratégias para aprimorar a gestão do RPPS do Poder Executivo e pensões especiais. Uma delas é investir em ações informativas que auxiliem a sociedade como um todo a compreender os detalhes que permeiam o assunto e a solucionar as dúvidas que surgirão a partir de 2021. 

O Coprev foi criado para atender melhor aos servidores e aos mineiros, para que os recursos utilizados nestas ações pela SEF, pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) sejam direcionados para o mesmo objetivo, diagnosticando quais são as prioridades de investimento.

O Comitê é formado por cinco representantes: o presidente e assessor Especial da SEF, Reges Moisés; o superintendente Central de Administração de Pessoal da Seplag, Rafael Vasconcelos, a diretora Central de Contagem de Tempo e Aposentadoria da Seplag, Marilúcia Martins, como suplente de Rafael Vasconcelos; o vice-presidente do Ipsemg, Diogo Leite, e a gerente de Benefícios do Ipsemg, Eliane Rocha, como suplente de Diogo Leite.