Governo de Minas Gerais nomeia 459 professores da UEMG

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Governo de Minas Gerais nomeia 459 professores da UEMG

Novos docentes atuarão em 11 unidades da instituição espalhadas por sete municípios mineiros

 

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) publicou, nesta sexta-feira, dia 22, no Diário Oficial do Estado, a nomeação de 459 professores aprovados em concurso público realizado para a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), que serão distribuídos em 11 unidades da instituição, presentes em sete municípios do Estado: Belo Horizonte, Barbacena, João Monlevade, Ubá, Leopoldina, Frutal e Poços de Caldas. Outras quatro nomeações, referentes à unidade de João Monlevade, serão publicadas neste sábado, dia 23.

Para o secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, a nomeação de um total de 463 docentes da UEMG representa o compromisso do governador Fernando Pimentel com a qualidade do ensino público. “A partir de agora, a UEMG passará a ter um importante contingente de professores efetivos (38%), o que irá fortalecer ainda mais a instituição”, destaca. 

Nos seus 28 anos de existência, a UEMG nunca havia realizado um concurso com o volume de vagas (519) disponibilizado no Edital 008/2014. “A nomeação também corrige a situação de precariedade do quadro de pessoal da universidade após a inconstitucionalidade da Lei 100, que deixou a UEMG com apenas 8% de professores efetivos”, afirma o reitor da UEMG, Dijon Moraes Júnior. 

“Devido às restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, a nomeação só poderia ocorrer desde que não provocasse nenhum impacto financeiro, o que acabou sendo possível após estudos realizados pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugesp) da Seplag em parceria com a UEMG”, explica a subsecretária de Gestão de Pessoas, Warlene Salum Drumond.

As nomeações publicadas nesta sexta-feira favorecem o cumprimento das exigências para o recredenciamento da UEMG como universidade pública. As vagas restantes do concurso de 2014 serão encaminhadas à Comissão de Orçamento e Finanças (COF) assim que novos estudos que não comprovem impacto financeiro, que estão em curso, for concluído.

O reitor destaca a importância dessas nomeações para a consolidação da UEMG e o fato de as 11 unidades de ensino da capital e interior, ora contempladas, contarem, pela primeira vez, com um corpo docente composto majoritariamente por professores permanentes. “Esta nova realidade contribuirá muito para a melhoria do ensino, pesquisa e extensão da nossa instituição, que presta um relevante serviço à população mineira”, destaca.

Por solicitação da UEMG, já foi aprovada pelo Governo a realização de um próximo concurso para as suprir as unidades não contempladas no concurso 008/2014.