Estado entrega 111 ônibus escolares em Porteirinha

Governo de Minas Gerais entrega 111 ônibus escolares em Porteirinha

Veículos facilitarão o acesso de alunos da rede estadual que moram na zona rural de municípios das regiões Norte, Alto e Médio e Baixo Jequitinhonha

O Governo de Minas Gerais entregou nesta terça-feira (19/6), em Porteirinha, Território Norte, 111 ônibus escolares para 92 municípios mineiros. Ao todo, foram investidos mais de R$ 27 milhões do Tesouro estadual para a compra dos veículos, que serão destinados ao transporte dos alunos da área rural de três Territórios de Desenvolvimento em Minas Gerais: Médio e Baixo Jequitinhonha, Alto Jequitinhonha e Norte.

A garantia do transporte escolar para esses alunos é fundamental para garantir a frequências das crianças e dos adolescentes nas escolas. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), cerca de 12% dos estudantes da rede estadual vivem nas áreas rurais.

Foram adquiridos 65 ônibus rurais escolares com capacidade para 29 passageiros e outros 46 com capacidade para 59 passageiros. Somente em Porteirinha, 2.802 alunos serão beneficiados diretamente pelo meio do transporte. O município possui 13 escolas da rede estadual que atendem a 5.286 alunos, sendo 3.410 no Ensino Fundamental, 1.434 no Ensino Médio, 423 na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 19 no Ensino Profissional. Desde o início da atual gestão, já foram entregues 1.247 ônibus para as prefeituras de 649 municípios em todo o estado.

O subsecretário de Assuntos Municipais da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Marco Antônio Viana Leite, que representou o governador Fernando Pimentel na cerimônia, lembrou que, apesar das dificuldades financeiras, o Estado mantém uma gestão de diálogo com os municípios e que os serviços públicos estão em plena atividade.

"Já recebi mais de 600 prefeitos. Fico tranquilo em falar com vocês porque sei que também passam por muitas dificuldades. A situação do governo é difícil e nunca escondemos isso. Estamos conseguindo manter Minas Gerais de pé nas áreas de segurança, educação e nas demais. E estamos fazendo isso com equilíbrio e tranquilidade, entregando os ônibus. Sabemos da importância desses veículos para as prefeituras e a população das cidades", afirmou.

Hoje, Porteirinha conta com 54 unidades de ensino, sendo 13 estaduais, 35 municipais e seis privadas. De acordo com a Subsecretaria de Administração do Sistema Educacional, atualmente, oito obras estão autorizadas em seis escolas estaduais do município, com investimento superior a R$ 1,7 milhão.

O prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista Santos, lembrou investimentos do governo no Território Norte, como a entrega de ambulâncias, e destacou o olhar da atual gestão para o desenvolvimento local.

"Neste momento em que os prefeitos se sentem frustrados em não poder ter resposta positiva aos nossos cidadãos, temos esperança que tudo vai melhorar e vamos colocar em prática tudo que idealizamos. Nem sempre é uma questão de dinheiro, mas vontade. O Estado já entregou ambulâncias, reconheceu o nosso queijo do Norte, da Serra Geral e isso está dando empregos e gerando renda na nossa região", afirmou.

O deputado estadual Paulo Guedes, que representou a Assembleia Legislativa durante o evento de entrega dos ônibus escolares, destacou o trabalho realizado pelo Governo de Minas Gerais para cumprir demandas importantes pelo Estado.

“Apesar de todas as dificuldades, o governo consegue fazer entregas importantes, manter programas como esse, de garantir transporte para que nossas crianças possam ir para a escola”, disse. O deputado ainda lembrou de outras conquistas importantes desta gestão, como a redução dos índices de crimes violentos. Só no primeiro trimestre deste ano, a queda foi de 29,7%. “A gente fala de crise, mas também tem muita coisa boa acontecendo em Minas Gerais”, disse.

Queijo artesanal de Serra Geral

Durante a cerimônia, foi entregue ao prefeito de Porteirinha e à produtora de queijo Maria do Socorro de Jesus Alves um documento com a caracterização do queijo artesanal da Serra Geral, que pode permitir o reconhecimento oficial da produção da iguaria nos 17 municípios do entorno. Com isso, a expectativa é de que os produtores de queijo artesanal possam ganhar novos mercados.

"Gostaria de agradecer a todos e ao governador, que foi o primeiro a olhar pelo queijo da nossa região e, graças a ele e a este governo, estamos legalizando o nosso queijo", disse a produtora Maria do Socorro.

O presidente da Emater-MG, Glênio Martins, lembrou que a assistência técnica rural fornecida pelo governo tem tido um papel importante no desenvolvimento da agricultura familiar do Estado, gerando mais renda e emprego pelo interior.

“Minas Gerais são muitas. Nosso desafio é ser bem-sucedido em todas as Minas. Temos o quinto PIB da agricultura familiar e há 70 anos contamos com uma empresa que está lado a lado com o produtor, que é a Emater, e que tem se tornado uma agência de desenvolvimento do produtor. Nossa prioridade não são necessariamente as entregas físicas. E cito aqui a caracterização do queijo da Serra Geral, o que significa que temos possibilidade de fazer os queijos dessa região ganhar outros mercados e agregar valor, gerar renda e emprego. Minas Gerais supera a crise e faz com que os mineiros não fiquem desamparados", destacou.

Também acompanharam a entrega dos ônibus escolares os secretários de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Amarildo Kalil, de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, César Emílio Lopes Oliveira; o secretário adjunto de Educação, Wieland Silberschneider; o presidente do Idene, Gustavo Xavier; os deputados estaduais Carlos Henrique, Cristiano Silveira e Carlos Pimenta, além de prefeitos e demais autoridades.