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Servidores estaduais se capacitam para utilização do sistema de convênios do Governo Federal - Plataforma +Brasil

Qualificação coordenada pela Seplag otimiza a captação de recursos federais e contribui com o incremento das políticas públicas

Servidores estaduais de diferentes órgãos e entidades foram capacitados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), durante a última semana, para utilização do sistema de convênios do Governo Federal, a Plataforma +Brasil. O objetivo do treinamento foi proporcionar aos servidores o conhecimento das temáticas que envolvem captação de recursos, celebração, execução e prestação de contas de instrumentos de repasse de recursos federais.

Esta foi a sétima edição capacitação, que é uma ação contínua da Diretoria Central de Gestão de Convênios de Entrada (DCGCE), da Seplag. A Diretoria acompanha e monitora a execução de todos os convênios e instrumentos de entrada de recursos no Estado. Em razão da pandemia de Covid-19, esta edição foi realizada por videoconferência nos dias 27, 29 e 31 de julho, com 12 horas de duração.

Conforme explica a diretora Central de Gestão de Convênios de Entrada, Caroliny Miranda, as capacitações buscam otimizar a captação de recursos federais, preparando agentes públicos para utilização da Plataforma +Brasil, que informatiza e operacionaliza as transferências de recursos entre entidades e órgãos, e incentivando que o conhecimento seja replicado para outros servidores da administração.

“Com os treinamentos, espera-se que o Estado, por meio de suas instituições, consiga captar um quantitativo maior de recursos federais através da Plataforma +Brasil e, dessa forma, possa implementar políticas públicas de maneira planejada, seguindo as legislações vigentes, com maior agilidade e eficiência”, assegura a diretora. 

Rede

Desde 2019, quando foi realizada a primeira edição do treinamento, 160 servidores de 50 órgãos e entidades da administração direta e indireta – esferas federal, estadual e municipal – já foram capacitados pela Seplag. Foram contempladas autarquias, fundações e outras instituições ligadas ao Governo de Minas, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), Caixa Econômica Federal e Força Aérea Brasileira (FAB). 

“É criada, assim, uma rede de contatos para a discussão de novidades, dificuldades e sugestões de melhoria para a Plataforma +Brasil, consolidando conhecimentos e experiências dos usuários na utilização do sistema”, acrescenta Caroliny Miranda.