Aplicativo MG App – Empresas, do Governo de Minas, amplia serviços ofertados e contribui para fomentar a economia no Estado

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:

Disponível gratuitamente para Android e IOS, aplicativo está oferecendo também, agora, simulação de crédito junto ao BDMG
 

O MG App, aplicativo do Governo de Minas, possui uma versão específica para atividades empresariais, o MG App – Empresas, que disponibiliza serviços como consulta a processos de abertura de empresas e alteração e extinção de interesse na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). O aplicativo passa agora a oferecer também simulação de crédito junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). 

A novidade, além de facilitar que micro e pequenos empreendedores consigam financiamentos da instituição, ajuda a fomentar a economia no Estado diante da crise agravada pela pandemia da Covid-19.

Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e diversos órgãos e entidades que prestam serviços para empresas, o aplicativo foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) e pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis que tenham sistemas Android e iOS.

“A incorporação do serviço de simulação de crédito oferecido pelo BDMG é de grande relevância para o MG App – Empresas, principalmente no contexto atual da pandemia, em que as empresas têm demandado recursos”, descreve o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag, Rodrigo Diniz.

De acordo com o presidente do BDMG, Sergio Gusmão, a transformação digital tem mudado a interação entre as instituições financeiras e seus clientes. “No BDMG não é diferente. Fomos o primeiro banco de desenvolvimento do País a operar com uma plataforma digital, trazendo menos burocracia e mais agilidade na concessão do crédito para as micro e pequenas empresas”, salienta. 

Para Gusmão, ter a extensão da ferramenta no aplicativo do Governo de Minas é uma forma de ampliar as opções do empreendedor. “Além da agilidade e segurança para o usuário, o app é uma janela que acaba trazendo todos os outros diferenciais de se contratar crédito no BDMG. O cliente não precisa adquirir outros produtos para ter seu financiamento aprovado, nem mesmo ter uma conta corrente, já que o banco não opera com correntistas”, acrescenta o presidente do banco. 

De acordo com Sergio, nos primeiros seis meses deste ano, a instituição desembolsou mais de R$ 188 milhões para as micro e pequenas empresas e 98% dos atendimentos a essas empresas foram realizados por meio digital.

Outras funcionalidades

Além da novidade da simulação de crédito do BDMG, outras funcionalidades são disponibilizadas no aplicativo em parceria com diferentes órgãos estaduais. O diretor da Central de Atendimento Eletrônico da Seplag, Damião Rocha, destaca o acesso ao Canal Simplifique, da Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

“O empreendedor pode propor melhorias em normas e procedimentos do Poder Executivo Estadual por meio da Ouvidoria, com o objetivo de aprimorar o ambiente de negócios” explica Damião. A iniciativa faz parte do Programa Minas Livre para Crescer, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) com o apoio da OGE.

Minas Atende

O MG App – Empresas integra o Projeto Estratégico Minas Atende: Transformação dos Serviços Públicos, lançado em 2019, com o objetivo de aproximar o cidadão dos serviços públicos, simplificar a prestação de serviços e torna-la mais dinâmica e ágil. Além do aplicativo, fazem parte os programas Alô, Minas! e o MG App - Cidadão.

O projeto atua em cinco frentes: a simplificação de procedimentos; a inovação nos serviços públicos, com foco na transformação digital de processos; a melhoria do relacionamento com o cidadão, aprimorando canais de atendimento e disponibilizando novas plataformas; a ampliação da cobertura de telefonia móvel para acessar os serviços on-line do Governo; e o incentivo aos servidores dos órgãos e entidades a prestarem melhores serviços para os usuários.
 

Tags