Pimentel participa da abertura da Superminas 2017

Fernando Pimentel participa da abertura da Superminas 2017

Feira é o maior evento empresarial anual do Estado; Governador destacou importância do setor supermercadista e da panificação para a economia mineira

O governador Fernando Pimentel participou nesta terça-feira (17/10) no Expominas, em Belo Horizonte, da cerimônia de abertura do 31º Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação (Superminas Food Show 2017) e destacou a importância do setor para a economia mineira.

“São mais de 21 mil pontos de venda em Minas. É um setor com muita capilaridade, sendo o maior gerador de postos de trabalho com carteiras assinadas no Estado. Estamos aqui para mostrar o nosso apoio, reconhecimento e gratidão tanto dos supermercados quanto da panificação e dizer da importância desse setor para o nosso Estado, para a nossa economia. É um orgulho poder dizer que esse setor simboliza uma das grandes virtudes dos mineiros, que é o trabalho”.

A feira, organizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) e o Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão), é o maior evento empresarial anual do Estado, atraindo compradores e expositores de vários países e será realizada até o dia 19. O evento conta com o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

Após a solenidade de abertura, o governador percorreu a feira e visitou os estandes de 54 produtores de micro, pequeno e médio porte do Estado que expõem seus produtos ao lado dos maiores nomes do mercado. Essa iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Codemig e do Circuito Mineiro de Compras Sociais – parceria entre a Seedif, a Emater-MG, a Associação Mineira de Supermercados (Amis), o Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas (Fopemimpe) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/MG), ocorre no âmbito do programa +Gastronomia, tendo por objetivo aumentar o acesso da agroindústria familiar às gôndolas dos supermercados, uma ação que fortalece toda a cadeia produtiva e traz benefícios econômicos e sociais a todos os envolvidos. O estande Mineiraria/Circuito Mineiro de Compras Sociais reúne produtores de biscoitos, cafés, doces e laticínios, entre outros produtos.

O presidente da Amis, Alexandre Poni, destacou que os números da feira em 2017. “Estamos batendo novos recordes dessa feira, que tem grande relevância nacional e internacional que batem todos os recordes das edições passadas. São 480 expositores para essa grande feira de negócios e esperamos mais de 50 mil pessoas”, afirmou.

Também participaram do evento os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, de Governo, Odair Cunha, de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, Wadson Ribeiro, o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, o deputado federal Fábio Ramalho, o deputado estadual Dalmo Ribeiro, o vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac, o presidente do Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação, da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria e vice-presidente da Fiemg, José Batista de Oliveira, entre outros representantes de entidades do setor.