Mercado Central terá Escola Mineiraria

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Ícone da gastronomia mineira, Mercado Central terá Escola Mineiraria

Governo de Minas Gerais promove espaço de capacitação culinária em um dos principais pontos turísticos da capital

 

Cartão-postal de Belo Horizonte e referência para apreciadores da boa mesa, o Mercado Central irá receber a partir de agosto a Escola Mineiraria, espaço inovador desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

O local incluirá espaço de exposição de produtos e uma cozinha-escola, onde serão realizadas capacitações e demonstrações, atendendo a profissionais e amadores da culinária mineira.

A cozinha–escola será gerida em conjunto com o Centro Universitário UNA, que ficará responsável pela curadoria gastronômica, aquisição de insumos e formação de profissionais. A parceria inédita aproxima ainda mais política pública, promoção e educação para o setor da gastronomia.

 A presença da Mineiraria em um espaço tão importante para a gastronomia mineira é estratégica para o projeto, que terá como carro-chefe um edifício histórico inteiramente restaurado, no Barro Preto, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

“A itinerância é fundamental dentro do conceito pensado para a Mineiraria. Para além da casa, a iniciativa se desdobra em estandes, espaços de aprendizado e uma série de outras ações, expandindo a Mineiraria a outros pontos da capital, ao interior e também para fora do estado. Essa circulação garante inclusive que a enorme diversidade gastronômica de Minas Gerais esteja sempre representada”, explica o diretor-Presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco.

Além do novo ponto de encontro, naquele que é um dos equipamentos turísticos mais visitados da capital mineira, a Codemig também assumirá o compromisso de patrocinar as atividades vinculadas a programação do Mercado Central.

Ao todo serão investidos R$ 1 milhão, no período de 24 meses, afim de garantir, fomentar e promover ainda mais a diversidade da gastronomia mineira, que é tão bem representada pelos corredores do Mercado Central.

O Mercado Central é um dos principais locais turísticos de Belo Horizonte. Já foi eleito o 3º Melhor Mercado do Mundo e recebe em média 1,2 milhão de visitantes ao ano.

 

Mineiraria e Programa +Gastronomia

Lançado em maio deste ano pelo governador Fernando Pimentel, o Programa +Gastronomia envolve diversas instâncias da administração estadual para, em conjunto com a sociedade civil e a iniciativa privada, fomentar e valorizar a cadeia produtiva da gastronomia, reconhecendo-a como setor estratégico para o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais.

A política tem por objetivo orientar as ações do Governo voltadas ao fortalecimento da gastronomia mineira e de toda a sua cadeia produtiva: segmentos da produção de insumos, de abastecimento e armazenamento, de comércio, de indústria e de serviços.

Além da geração de emprego e renda, o +Gastronomia se pauta pela preservação das tradições gastronômicas e reforço da identidade local e do senso de comunidade e pela busca da sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

Neste contexto, a Mineiraria será uma vitrine do setor. Serão desenvolvidas atividades de promoção, divulgação e capacitação em torno da variedade gastronômica das diversas regiões de Minas Gerais, além de eventos, oficinas, cursos, exposições e demonstrações.

O objetivo é que a gastronomia mineira ganhe cada vez mais força e se consolide como um ativo reconhecido nacional e internacionalmente, tendo suas atividades, programas e ações realizados de forma colaborativa e participativa entre os diversos atores do setor.