Defesa Civil promove ações na Semana de Redução de Desastres

Defesa Civil promove ações na Semana Nacional de Redução de Desastres

Em Santa Luzia, equipe realizou Blitz Educativa para orientação aos cidadãos sobre medidas de autoproteção no período chuvoso

As ações da Semana Nacional de Redução de Desastres seguem até a próxima sesta sexta-feira (13/10). Instituída por decreto federal, a semana tem por objetivo mobilizar governos, comunidades e cidadãos para a importância do desenvolvimento de medidas preventivas de desastres.

Seguindo a programação da semana, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – Cedec/MG, em parceria com a Polícia Militar e a Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil de Santa Luzia, realizou, nesta terça-feira (10/10), uma Blitz Educativa para orientação aos cidadãos sobre medidas de autoproteção voltadas ao período chuvoso.

As operações foram realizadas em três pontos de Santa Luzia (veja o quadro), locais escolhidos pelo histórico de alagamentos em virtude das chuvas e pela grande circulação de pessoas, respectivamente.

Durante as abordagens, foram fornecidas e informações e recomendações aos cidadãos sobre como procederem em caso de chuvas intensas ou quando da incidência de raios (descargas elétricas atmosféricas), de modo a se manterem seguros, diminuindo-se o risco de acidentes que podem provocar danos materiais e humanos (lesões e mortes).

A população atendida manifestou grande satisfação com a campanha de autoproteção. De acordo com a Cedec, os participantes afirmaram que iniciativas como estas são de extrema importância para conscientizar as pessoas sobre o papel de cada um na construção de uma cidade mais segura e resiliente.

Uma outra iniciativa da Cedec são Capacitações Regionais de Gestão em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas, que visam à conscientização e mobilização das pessoas para praticar ações voltadas à minimização dos efeitos provocados por desastres.

A atividade faz parte das ações de prevenção a desastres e são gerenciadas pela Escola permanente de Defesa Civil Estadual de Minas Gerais. Seu principal objetivo é capacitar agentes de Defesa Civil para atuação nos municípios mineiros, tanto em ações preventivas, quanto em medidas de enfrentamento a adversidades causadas por riscos de quaisquer naturezas.

Nacional

Instituída pelo Decreto de 26 de setembro de 2005, a Semana Nacional de Redução de Desastres, comemorada sempre na segunda semana de outubro, é destinada a aumentar o senso de percepção de risco da sociedade brasileira, mediante a mudança cultural da população relacionada à sua conduta preventiva e preparativa – principalmente das comunidades que vivem em áreas de risco.