Defesa Civil capacita novos técnicos no Território Mucuri

Defesa Civil capacita novos técnicos no Território Mucuri

Ao todo, 64 pessoas de 21 municípios da região participaram do curso

Foi realizada durante essa semana, em Teófilo Otoni, a Capacitação Regional em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas. O treinamento foi promovido pelo Gabinete Militar do Governador, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

Entre os objetivos da capacitação está promover a conscientização em ações relacionadas à minimização de desastres como enchentes, alagamentos, escorregamentos, vendavais, estiagem, seca, acidentes envolvendo produtos perigosos afetando o meio ambiente, dentre outros.

O curso fornece meios de articulação de esforços aos agentes de proteção e defesa civil, quando estes atuam com o objetivo comum de estabilizar uma situação crítica, proteger vidas, além de propriedades e o meio ambiente. A capacitação terminou nessa quinta-feira (10/8) e contou com 64 participantes de 21 cidades mineiras

“Esta é uma ação de multiplicação a fim de fortalecer todo o sistema de proteção e defesa civil. O curso traz conteúdos que proporcionam a melhoria da gestão de proteção e defesa civil nos municípios e, por conseguinte, a melhoria das atividades de prevenção e resposta em desastres. Aqui estão coordenadores municipais de proteção e defesa civil, vice-prefeitos, secretários e outros servidores municipais, bombeiros militares, voluntários, entre outras pessoas”, afirmou o diretor de ensino da Cedec-MG, Capitão João Luiz da Matta.

“Esse apoio aos municípios bem como o contato estreito com profissionais que fazem parte do sistema de proteção e defesa civil é uma ação de prevenção, fundamental, desenvolvida pela Cedec, para alcançarmos a resiliência nos municípios do nosso Estado”, reforçou.

Participaram do treinamento integrantes da Polícia Militar de Minas Gerais, do Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Estadual de Florestas, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, voluntários e representantes dos municípios de Almenara, Campanário, Caraí, Carlos Chagas, Itaipé, Ladainha, Machacalis, Medina, Nanuque, Nova Módica, Novo Cruzeiro, Padre Paraíso, Pavão, Pedra Azul, Ponto dos Volantes, Resplendor, Rubim, Santa Cruz de Salinas, Santa Helena de Minas, Santo Antônio do Jacinto e Teófilo Otoni.

A capacitação contemplou aulas de introdução à proteção e defesa civil; noções elementares da operacionalidade de uma coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec); criação do órgão; mapeamento de áreas de risco; monitoramento, alerta e alarme; elaboração de plano de contingência e exercícios simulados, que contou  também temas como Sistema Integrado de Informações sobre desastres (S2ID); transferência de recursos federais, entre outros assuntos pertinentes à iniciação básica em defesa civil.

A próxima “Capacitação Regional em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas” ocorrerá de 12 a 14 de setembro no município de Divinópolis e será destinado a todos os profissionais que atuam no sistema de proteção e defesa civil.  Mais informações: (31) 3915-0274 e (31) 3915-0226.