Defesa Civil participa de evento sobre gestão de barragens

Defesa Civil Estadual participa da II Câmara Técnica sobre gestão de emergências para barragens

O encontro reuniu representantes de empresas, estaduais e municipais, além de membros da comunidade, para debater a construção de comunidades mais resilientes

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) foi uma das parceiras na promoção, na Fundação Dom Cabral, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), da II Câmara Técnica de Proteção e Defesa Civil. O evento, que debateu o tema “Proteção e Defesa Civil: desafios e experiências na cultura de gestão de prevenção de riscos”, teve por objetivo fomentar a discussões com viés técnico relacionadas à gestão de riscos e resposta a desastres, assim como a importância da capacitação dos agentes envolvidos e da participação comunitária.

A reunião, finalizada nessa terça-feira (27/6), teve como tema a construção de comunidades mais resilientes. O encontro reuniu representantes da Defesa Civil Estadual e da Vale, coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil das cidades localizadas nas proximidades das barragens da empresa, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, outras empresas do setor e membros da comunidade.

“Envolvimento é uma palavra chave. Todos devem estar capacitados e estar comprometidos para agir da forma correta, incluindo a comunidade. Precisamos dar protagonismo às pessoas para que o trabalho seja eficaz”, afirmou o superintendente Técnico-Operacional da Cedec, major Evair Oliveira.

Segundo o coordenador de Proteção e Defesa Civil do município de Mariana, Welbert Stopa,  a realização da Câmara Técnica foi fundamental para o crescimento e aperfeiçoamento dos gestores de risco, sobretudo por reunir os vários atores para discutir questões relacionadas à Proteção e Defesa Civil.

Também participante da reunião, o diretor de Operações de Ferrosos Sul-Sudeste da Vafle, Silmar Silva, enfatizou a importância da construção conjunta de uma cultura de prevenção e preparação para emergências, com envolvimento de órgãos públicos privados e da comunidade. "Não temos respostas prontas e esse encontro é mais um passo que damos juntos na busca de soluções”, pontuou o diretor.

Preparação para emergência

O encontro também permitiu a apresentação, por parte da mineradora, sobre o andamento das ações de operacionalização de seus Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (Paebm) e o trabalho que vem sendo realizado para garantir a efetividade do documento.

“Todas as nossas estruturas estão seguras e operando em perfeitas condições, mas estamos preparados para qualquer emergência. Esse é um processo que não termina aqui. O trabalho para dar tranquilidade às pessoas que vivem no entorno de nossas estruturas é um compromisso constante e de todos nós”, finalizou o gerente executivo de Riscos Geotécnico da Vale, Alexandre Campanha.

O evento faz parte do Programa Minas Mais Resiliente (MMR), do Governo do Estado de Minas Gerais. A estratégia tem por finalidade preparar os gestores e a sociedade civil em geral para se tornar cada vez mais preparada para lidar com os desastres de qualquer natureza. O programa está alinhado ao contexto das Políticas Transnacionais da Organização das Nações Unidas (ONU) e desdobra a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil em Minas Gerais.