Exposição de bonecos reúne personalidades da história

Exposição de bonecos reúne personalidades da história e da arte no Museu da Unimontes

A mostra “Mosaico da Vida” pode ser conferida pela população de forma gratuita. Conteúdo fica aberto à visitação até o dia 12 de novembro

Personagens marcantes da história mundial e do universo da arte, assim como símbolos de devoção como São Francisco de Assis, o “padroeiro dos animais”, estão reunidos na exposição “Mosaico de Ideias”, uma das atrações abertas à visitação do público no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

A mostra reúne 24 bonecos produzidos e organizados pelo artista plástico Marcelo de Castro Dettogni, carioca radicado em Montes Claros, e podem ser acompanhadas até o dia 12 de novembro de 2017 (domingo), gratuitamente.

“Procurei referências nos mais diversos universos, desde filmes, na história, mitologia e na vida real de pessoas comuns”, disse o autor, que é graduado em Artes Visuais pela Unimontes e atua como professor de Artes Plásticas no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez.

Os bonecos possuem uma armação de arame – revestida de tecidos, com objetos entre botões, espumas, medalhas e cordas como adereços. Dentre as “personalidades” reunidas no Museu estão Alberto Santos Dumont, considerado o pai da aviação brasileira; a artista mexicana Frida Kahlo; o ator Charles Chaplin; e Stan Laurel e Oliver Hardy – o “Gordo e o Magro”.

Há, ainda, figuras folclóricas como o saci pererê, um viking e personagens da literatura, como a Cuca, do Sítio do Pica Pau Amarelo, além de Hórus, deus dos céus na mitologia egípcia, e o chanceler alemão.

Esta é a segunda mostra assinada por Dettogni no Museu Regional do Norte de Minas. Em julho do ano passado, organizou a exposição “Circo da Vida”, também com bonecos, mas com inspiração no universo da TV e da história e mitologia como Zeus, Simbad, a cantora Carmen Miranda, Lampião e Maria Bonita, a “negra rezadeira” (do Rio São Francisco) e o Deus Tupã (figura indígena).

Mosaico de Ideias - Exposição de Bonecos
Até quando: 12 de novembro de 2017 (domingo)
Visitação gratuita
Local: Museu Regional do Norte de Minas (2º piso)