Você está aqui:

Notícias

Seminário Cultural reflete sobre "Arte, Liberdade e Democracia"

Seminário do BDMG Cultural promove reflexão sobre "Arte, Liberdade e Democracia"

Nos dias 30 e 31 de outubro, o evento terá participação de renomados convidados para promover uma reflexão sobre importantes temas da atualidade

 

Para estimular um debate de alto nível, abrangente e profundo em torno das relações entre Arte, Liberdade e Democracia, o BDMG Cultural realizará seminário especial nos dias 30 e 31 de outubro, às 19h, no auditório do BDMG - Paulo Camillo (Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes). O acesso é gratuito e não é necessário realizar inscrição.

Com o objetivo de oferecer à sociedade uma reflexão sofisticada a respeito do assunto, o BDMG Cultural convidou estudiosos como Cristina Castilho (USP), Ivana Bentes (UFRJ), Ângela Salgueiro Marques (UFMG), João Antonio de Paula (UFMG), Moacir dos Anjos (Fundação Joaquim Nabuco) e Maria Angélica Melendi (UFMG).

O seminário será dividido em dois painéis. O primeiro, no dia 30, é intitulado "O espaço da arte na sociedade brasileira hoje". Na terça-feira, 31, será a vez do painel  "Arte e Política: Impasses e Horizontes".

Mais que analisar a conjuntura, o seminário pretende lançar um olhar mais amplo sobre a história do país e como a sociedade brasileira vem tratando da matéria ao longo do tempo.

“O seminário será uma oportunidade de elevar as discussões relativas aos campos da arte, da liberdade e da democracia. Desse modo, o BDMG Cultural cumpre a função para a qual foi criado, há quase trinta anos: promover a cultura e o pensamento, sempre na sua máxima potência”, explica o presidente do BDMG Cultural, Rogério Tavares.

Saiba mais sobre os convidados em www.bdmgcultural.mg.gov.br.

 

Conheça o BDMG Cultural

O BDMG Cultural é um instituto que há 29 anos realiza ações na área da música, das artes visuais, do audiovisual e das artes cênicas. Braço cultural do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, a instituição acredita que a cultura faz parte do desenvolvimento e está diretamente ligada a qualidade de vida. Suas ações culturais abrem espaço para jovens, novos e consagrados artistas.

A galeria de arte promove exposições abertas à visitação diariamente, de 10h às 18h, inclusive aos finais de semana e feriados. Às quintas-feiras, o seu horário de funcionamento se estende até às 21h. A instituição faz parte do Circuito Liberdade, corredor cultural localizado em uma histórica área da capital mineira e composto por 16 equipamentos, entre museus e centros culturais.

Notícias relacionadas

Talentos de Minas descobrem novos caminhos com a música no 'Territórios de Invenção'
02/06/2017

Como a música inventa territórios? Lançando sons e palavras no espaço público para uma educação musical e criação artística em territórios de Minas Gerais. Esses são os pilares do projeto “Territórios de Invenção – Residências Musicais”, viabilizado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC)

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/KB-GVV68U5s?rel=0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
02/06/2017

Na próxima quarta-feira (7/6), o documentário “Nunca me sonharam”, que estreia nos cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro, será disponibilizado gratuitamente na plataforma Videocamp. Apresentando um panorama do ensino médio nas escolas públicas do Brasil, o filme poderá ser assistido, até 7 de junho

O aprendizado dentro de sala de aula é muito importante, mas aliar conhecimento à experiência de aprender com o artista que você admira pode proporcionar um importante crescimento e amadurecimento na trajetória de jovens estudantes de música.
12/06/2017

O aprendizado dentro de sala de aula é muito importante, mas aliar conhecimento à experiência de aprender com o artista que você admira pode proporcionar um importante crescimento e amadurecimento na trajetória de jovens estudantes de música.