Você está aqui:

Notícias

Governo oferece concerto gratuito em Belo Horizonte

Governo de Minas Gerais oferece concerto gratuito em Belo Horizonte

Apresentação da Banda Sinfônica de Poços de Caldas na capital promove a democratização da Sala Minas Gerais e a formação de público para a música clássica

 

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), promove um concerto gratuito da Banda Sinfônica de Poços de Caldas na capital mineira, no próximo dia 28 de outubro (sábado), às 20h. A apresentação será realizada na Sala Minas Gerais, considerada uma das melhores salas de concerto do mundo. O objetivo da iniciativa é promover a democratização do uso desse espaço, além contribuir para a formação de público para a música clássica.

A Banda Sinfônica de Poços de Caldas é formada por professores e alunos dos cursos de sopro e percussão do Conservatório de Poços de Caldas. Com presença também de músicos convidados, o grupo tem como objetivo divulgar a música de concerto.

Para o maestro Juliano Marques Barreto, a apresentação é a realização de um sonho. “Poder mostrar todo o trabalho, dedicação e amor à música, em um espaço como a Sala Minas Gerais, nos fascina. O fazer cultural não está restrito aos grandes centros, e, dentro desse entendimento, o convite da Codemig vem ao encontro da consolidação e do reconhecimento do nosso projeto. Estamos muito felizes", ressaltou.

Com 47 músicos, a banda irá apresentar um repertório variado, que vai de óperas de compositores eruditos, como Bizet, a arranjos para clássicos do rock, como canções do Led Zeppelin.

Os ingressos podem ser retirados, gratuitamente, na bilheteria, meia hora antes do espetáculo. O endereço da Sala Minas Gerais é Rua Tenente Brito Melo, 1.090, no Barro Preto, em Belo Horizonte (MG).

 

Programa do concerto

- Persis Overture - James L. Hosay 

- Carmen Fantasie - Georges Bizet

                Solo: Leonardo Faria

- Novena, Rhapsody for Band - James Swearingen

- The Great Locomotive Chase - Robert W. Smith

- Suite Pernambucana de Bolso - Maestro Duda

              I - Caboclinho

             II - Serenata

             III - Côco

              IV - Frevo

- An American in Paris - Geoge Gershwin

             Solo: Otávio Quartier

- Pirates of the Caribbean, Symphonic Suite - Klaus Badelt

             Arranged by John Wasson

- West Side Story - Leonard Bernstein

             Arranged by Naohiro Iwai

- Led Zeppelin on Tour - Led Zeppelin

             Arranged by Patrick Roszell

 

Sala Minas Gerais

Inaugurada em fevereiro de 2015, a Sala Minas Gerais, construída pela Codemig no Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, incluiu o estado no roteiro de grandes concertos internacionais de música erudita.

O espaço tem capacidade para 1,4 mil espectadores, foi projetado com alta tecnologia e possui acústica comparável à das melhores salas do mundo. Além disso, oferece salas de ensaio individuais e coletivas, infraestrutura para gravações de áudio e vídeo, iluminação cênica, pontos de apoio para equipes de televisão e instalações acessíveis a portadores de necessidades especiais. 
 

Notícias relacionadas

Talentos de Minas descobrem novos caminhos com a música no 'Territórios de Invenção'
02/06/2017

Como a música inventa territórios? Lançando sons e palavras no espaço público para uma educação musical e criação artística em territórios de Minas Gerais. Esses são os pilares do projeto “Territórios de Invenção – Residências Musicais”, viabilizado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC)

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/KB-GVV68U5s?rel=0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
02/06/2017

Na próxima quarta-feira (7/6), o documentário “Nunca me sonharam”, que estreia nos cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro, será disponibilizado gratuitamente na plataforma Videocamp. Apresentando um panorama do ensino médio nas escolas públicas do Brasil, o filme poderá ser assistido, até 7 de junho

O aprendizado dentro de sala de aula é muito importante, mas aliar conhecimento à experiência de aprender com o artista que você admira pode proporcionar um importante crescimento e amadurecimento na trajetória de jovens estudantes de música.
12/06/2017

O aprendizado dentro de sala de aula é muito importante, mas aliar conhecimento à experiência de aprender com o artista que você admira pode proporcionar um importante crescimento e amadurecimento na trajetória de jovens estudantes de música.