Biblioteca Pública abre edital de ocupação de suas galerias

Biblioteca Pública Estadual abre edital de ocupação de suas galerias e passarela

Voltado a artistas de todo o país, iniciativa contempla seis propostas direcionadas às artes visuais para compor o calendário de exposições de 2018

Projetar artistas, apoiar as artes visuais e democratizar o acesso da população à cultura. Essas são algumas das premissas do edital de ocupação das galerias Paulo Campos Guimarães e Passarela Cultural, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, parte integrante do Circuito Liberdade.

Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), por meio da Superintendência de Bibliotecas e Suplemento Literário, a iniciativa abarca seis propostas a serem selecionadas para dar origem ao calendário de exposições de 2018.

Os projetos devem conter trabalhos ligados às artes visuais, como desenho, escultura, fotografia, gravura, instalação, objeto, pintura e novas mídias. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de 9 de outubro a 22 de novembro.

Os interessados podem se inscrever presencialmente na Biblioteca ou enviar toda documentação via Correios. O edital pode ser acessado aqui e a ficha de inscrição neste link. Informações complementares em www.bibliotecapublica.mg.gov.br

Edital

Voltado para artistas de todo o país, o edital é uma forma de ampliar o contato dos leitores com obras de artistas contemporâneos, favorecendo a interação e a interlocução da literatura com as artes visuais.

“Trazer artistas para dentro das galerias da Biblioteca proporciona que o leitor também fique exposto a outras formas de linguagem, possibilitando uma ampliação da experiência em um espaço usualmente destinado à leitura”, aponta o coordenador dos Espaços de Arte da Biblioteca, Ricardo Girundi.

De acordo com a diretora de Extensão e Ação Regionalizada, Gildete Veloso, a ação é uma forma de propiciar a artistas brasileiros a oportunidade de expor durante 30 dias em um ambiente em que circulam mensalmente aproximadamente 30 mil pessoas.

“Nos equipamentos que compõem o Circuito Liberdade nós somos o segundo lugar em termos de audiência. A visibilidade na Biblioteca é muito grande e isso é importante para o artista e para o público que circula dentro dos nossos espaços. Democratizar o acesso à cultura é uma das missões deste edital” avalia Gildete.

Serviço

Edital de ocupação das galerias Paulo Campos Guimarães e Passarela Cultural, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Período de inscrições: 09/10/2017 a 22/11/2017

Inscrições presenciais ou via correios