Ação inédita do Cefart inclui crianças na formação artística

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Ação inédita do Cefart inclui crianças no caminho da formação artística

Laboratório de Artes Visuais para alunos entre 5 e 10 anos é desenvolvido pelo Centro de Formação Artística e Tecnológica, da Fundação Clóvis Salgado

 

João Lucas tem 5 anos e, levado pela mãe, a artista plástica e educadora Wanda Mucchiut, sempre que possível está presente em exposições e eventos culturais que acontecem em Belo Horizonte. A proximidade com o mundo das artes agora ganhou mais um impulso. Ele é um dos integrantes da turma de alunos entre 5 a 7 anos no Laboratório de Artes Visuais para Crianças. Organizado pelo Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), da Fundação Clóvis Salgado (FCS), é o primeiro curso do gênero.

O laboratório é uma atividade que busca ampliar o campo de formação e experiência em arte e cultura e, de forma inédita, inclui crianças em um caminho de formação para as artes. O curso faz parte da programa da Escola de Artes Visuais (EscAVi), recém-criada.

Com aulas que trabalham novas práticas de interação com as artes, estimulando a criação e o desenvolvimento cognitivo das crianças, o curso tem duas turmas, de acordo com a faixa etária, e vem sendo ministrado, até 25 de agosto, pela pesquisadora e educadora Mariana Rodrigues.

“A convivência com crianças dentro da profissão, como professora de arte, fez surgir a necessidade de oferecer, em uma escola pública de artes, aulas voltadas para este público infantil”, explica Mariana.

Os encontros do laboratório acontecem no Cefart, o que permite às crianças experimentar materiais e suportes para produção de trabalhos artísticos, além de garantir a elas participação em conversas e experimentos em artes visuais.

Para a mãe de João Lucas, é uma oportunidade para que o menino deixe transparecer seu jeito observador e desenvolva a sensibilidade para as artes. “Ele me contou que esteve na galeria e viu as obras em exposição do artista plástico Paulo Lisboa. Depois, os meninos desenharam e partilharam com os coleguinhas sobre o que viram”, relata Wanda.

Nas aulas desenvolvidas na última semana as crianças visitaram exposições no Palácio das Artes, como a Histórias Gravadas, uma série de gravuras em metal, e fizeram desenho de paisagem e criação. Ainda participaram de atividades de colagem com elementos da natureza coletados nos arredores do Cefart.

De acordo com Mariana, as crianças também visitaram a exposição Babel, de Miguel Gontijo, e ficaram encantadas com as obras. Para esta semana estão programadas as aulas de gravuras alternativas, com recortes de papelão e folhas de árvores.

A carga horária da atividade é de 10 horas/aula, e as turmas estão dividas entre as crianças de 5 a 7 anos e de 8 a 10 anos.

O conteúdo oferecido às crianças passa pelo entendimento do que é cor, forma, suporte e pela distinção entre desenho, pintura e escultura. O encontro da criança com esses materiais, neste contexto atual, em que tudo é digital, contribui e propicia a experiência com habilidades de criação manuais.

“Toda criança deveria ter acesso a este tipo de atividade”, reforça Wanda, a mãe e artista plástica, ao avaliar que as instituições culturais têm melhorado e buscado ampliar a oferta de atividades para o público infantil.

 

Escola de Artes Visuais

Com a reorganização do quadro de professores, após a convocação dos aprovados em concurso, o Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) fez a opção por criar uma Escola de Artes Visuais, a EscAVi.

Ela se junta às escolas de Dança, Música, Teatro e Tecnologia do Espetáculo, que neste mês de agosto, enquanto aguardam a aprovação do Ministério da Educação para a oferta de formação técnica, ofereceram 11 cursos livres com o objetivo de dar a conhecer à população a estrutura recém-criada pelo Cefart.

Além do Laboratório de Artes Visuais para Crianças, a EscAVi ofereceu o curso “Spaghetti Western: a arte do Pastiche”.

Com 16 professores, a EscAVi estende suas ações para além do ensino dentro de sala de aula. Os docentes são responsáveis pelo atendimento de grupos agendados para visitas nas exposições dispostas nas galerias do Palácio das Artes e CâmeraSete – Casa de Fotografia de Minas Gerais.

“Temos a possibilidade de mapear o interesse da sociedade em um curso com este perfil para crianças. O laboratório é um termômetro para transformar a atividade em uma ação de formação continuada da EscAVi”, afirma o coordenador da escola, Lucas Amorim.

 

Escolas e Visitas Guiadas

O Laboratório de Artes Visuais para Crianças é uma iniciativa que abre portas para que mais ações sejam preparadas e disponibilizadas para o público infantil, para além das visitas guiadas aos ambientes de arte e cultura.

O diálogo entre professores do Cefart com educadores que organizam caravanas e visitas temáticas aos espaços da Fundação Clóvis Salgado foi um termômetro para a oferta do curso específico para crianças.

“Nessas visitas era visível o desejo de professores e alunos em participar de mais atividades formativas na área cultural”, recorda Lucas Amorim.

Para o coordenador da Escola de Artes Visuais, o curso amplia o horizonte do que é desenvolvido, pontualmente, com crianças. A proposta é trabalhar na formação de público para a Cultura, pessoas que se sintam pertencentes aos espaços culturais, em todo lugar e em todo tempo, desde já, ainda criança.

 

Inscreva-se

A EscAVi mantém abertas as inscrições para o workshop “Círculos Criativos – Metodologias Abertas para Colaborar e Empreender”, que será oferecido no Cefart Liberdade entre os dias 28 e 31 de agosto. Para garantir sua inscrição, clique aqui.

Já o Cefart convida a sociedade civil para o Seminário “Desafios e Possibilidades das Escolas Públicas de formação em Artes”. O evento será realizado no dia 28 de agosto, às 19h, na Sala Juvenal Dias.

O objetivo do seminário é refletir sobre a escola como formadora de artistas e seu papel no cenário artístico nacional. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: https://goo.gl/csujkt. As vagas são limitadas.

Tags