Adélia Prado recebe homenagem em noite literária

Adélia Prado recebe de Helvécio Magalhães homenagem em noite literária

Poetisa mineira é a primeira mulher a ganhar pelo Conjunto da Obra

O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, entregou à autora Adélia Prado o prêmio por sua relevância no cenário literário brasileiro. A escritora se tornou a primeira mulher a ser agraciada pelo Conjunto da Obra, principal categoria da premiação. A homenagem aconteceu ontem, 29 de junho, durante o Prêmio do Governo de Minas Gerais de Literatura, realizado na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

Natural de Divinópolis, a autora foi escolhida por unanimidade pelo júri, composto pelos professores Guiomar de Grammont (UFOP), Ruth Silviano Brandão (UFMG) e Luis Augusto Fischer (UFRS). Durante a cerimônia, o grupo Palavra Viva interpretou alguns poemas escritos por Adélia Prado.

Os demais premiados foram: Silvio Rogério (SP) na categoria Ficção por “Floresta no fim da rua”; Tadeu de Melo Sarmento (PE), pela poesia “Um carro capota na lua”; e Jonathan Tavares Diniz (MG), que ganhou na categoria Jovem Escritor por sua obra intitulada “Cólera”. Já as menções honrosas foram para a escritora Vanessa Maranha, com “Começo em mar”, e Vinícius Bopprê, que escreveu “Pela primeira vez em muito tempo”.

Além das premiações, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, anunciou a criação de bibliotecas públicas em cinco municípios mineiros: Córrego Danta, Formiga, Congonhas, Belo Vale e Jaboticatubas. Cada cidade recebeu um kit contendo livros em impressão e em braile, periódicos, CD’s, DVD’s e audiolivros - somando 1.090 itens, estantes e carrinhos de transportes.