Belo Horizonte recebe 7° Festival do Japão em Minas no próximo fim de semana

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Imagem removida.

O 7° Festival do Japão em Minas contará com oficinas gratuitas de cultura japonesa

 

Em 2018 é celebrado os 110 anos da imigração japonesa no Brasil e a capital mineira recebe, nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro o 7° Festival do Japão em Minas, no Expominas. Realizado desde 2012, o festival é o maior evento do estado sobre a cultura japonesa. A mitologia, divindades, crendices, lendas, talismãs e amuletos da sorte do Japão compõem a temática da festa em 2018. 

O evento conta com o apoio do Governo do Estado que terá um estande para a celebração dos 45 anos do irmanamento entre Minas Gerais e a Província de Yamanashi, Japão. Como fruto da Cooperação Internacional estabelecida entre o Estado e a Província, o Governo de Yamanashi oferece bolsas de treinamento aos cidadãos mineiros, no território japonês.

O programa visa o fortalecimento dos laços bilaterais, proporcionando o aprendizado sobre o funcionamento da instituição japonesa, técnicas e posturas adotadas pelo governo japonês e a difusão da nossa cultura. No estande haverá uma exposição fotográfica sobre a experiência dos bolsistas contemplados nas edições anteriores do programa. 

Outra atividade a ser abordada será o Programa de Promoção Turística Cruzada, executado em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), que visa difundir as potencialidades turísticas de Minas nos estados e províncias irmãs. O Programa está sendo executado através de espaços promocionais nas mídias e canais de comunicação de ambos estados. 

Atrações

O festival terá a apresentação da dupla Waonwagi, composta pelo performer de Kendama, Yusuke Ito, e pelo artista de Shamisen, Pierre Ono, especialmente vindos do Japão para o evento.

Para mostrar a beleza e força da música e da tradição japonesa, estão confirmados os grupos nacionais: de Brasília, Hikari Daiko e Ryukyu Koku Matsuri Daiko, grupos de tambores; e de São Paulo, Ishin Yosakoi Soran, canção tradicional japonês, e Kagura do Brasil, representação com música e dança dedicada aos deuses do xintoísmo. Além disso, acontecem outras diversas apresentações de grupos locais em sua programação.

O 7° Festival do Japão em Minas também contará com oficinas gratuitas de cultura japonesa, concurso de Miss Nikkey Minas Gerais, de Moda Harajuku e de Cosplay, sem contar com a exposição inédita Japan Dolls, da Cultura Pop. Estandes institucionais e empresariais, espaços sobre saúde, games, gastronomia e bazares também estarão à disposição dos visitantes.

Imigração japonesa no Brasil

Os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil em 1908 e, para comemorar a data, o Festival do Japão em Minas deste ano terá a exposição “A História dos Imigrantes Japoneses em Minas Gerais”. Contará, também, com uma cerimônia budista em memória aos imigrantes pioneiros, com a presença de familiares vindos em caravanas do interior do estado.

 

Serviço

Evento: 7° Festival do Japão em Minas

Datas:  23 de fevereiro, sexta-feira, das 14h às 22h; 24 de fevereiro, sábado, das 10h às 22h; e 25 de fevereiro, domingo, das 10h às 19h.

Local: Expominas – Avenida Amazonas, 6.200, Gameleira, BH.

Preços: R$ 16 a inteira e R$ 8 (meia-entrada) - Valores por dia de evento. Ingressos poderão ser adquiridos antecipadamente no site do festival.

Mais informações e programação completa no site: www.festivaldojapaominas.com.br/site/

Tags