Estado forma primeira turma de capacitação para profissionais com Síndrome de Down

29/12/2017

Governo de Minas Gerais forma primeira turma em curso de capacitação para profissionais com Síndrome de Down

Entrega de certificados a 20 alunos especiais aconteceu em Pedro Leopoldo, no Território Metropolitano. Eles concluíram a formação de recepcionista de eventos, oferecida pelo Pronatec

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), em parceria com a Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo, realizou a formatura de 20 alunos especiais que concluíram o curso de recepcionista de eventos ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Pela primeira vez no Brasil, o ensino profissionalizante ofertado pelo Pronatec teve como público pessoas com deficiência intelectual. Nos encontros eles puderam aprender a linguagem e comunicação aplicada aos recepcionistas de eventos, postura profissional, cerimonial, protocolo, relações interpessoais, marketing pessoal e a tipologia dos eventos.

Segundo o secretário Miguel Corrêa, a Sedectes atua em diferentes formas de incentivo ao mercado de trabalho através de projetos de inovação e empreendedorismo. “Nossa meta é contribuir na capacitação nas mais diversas formas, buscando uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou o secretário.

Segundo a coordenadora geral do Pronatec Sedectes, Cristiane Saldanha, o curso de recepcionista de eventos, tem como proposta promover a qualificação e capacitação profissional da pessoa com Síndrome de Down, oportunizando uma melhor empregabilidade.

“Naturalmente a habilitação profissional impactará na qualidade de vida desses futuros profissionais, estimulando o desenvolvimento individual e da sociedade em que está inserido. Desta forma, as empresas também inseridas nesse mercado farão a diferença contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, ressalta.

Clique aqui para assistir ao vídeo da formatura.