Portal SIMI completa dois anos e torna a inovação mais simples

Portal SIMI completa dois anos na missão de tornar mais simples a inovação em Minas Gerais

Com o objetivo de promover a inovação e o empreendedorismo no Estado, Portal completa dois anos dobrando seu alcance

O Portal SIMI completou nesta quinta-feira (23/11) dois anos de atuação. Lançado em 2015, o site se consolidou como uma ferramenta estratégica do Sistema Mineiro de Inovação para promover a inovação e o empreendedorismo em Minas Gerais. Hoje, mais do que nunca, o SIMI é referência na área e está na vanguarda da promoção da inovação no estado.

Ao longo desses dois anos, o portal realizou, participou, divulgou e apoiou centenas de eventos. Já foram publicadas quase 2.500 matérias, com uma média superior a 100 publicações por mês. Além dos textos, o SIMI produziu mais de 330 vídeos, que levam conteúdo diferenciado aos espectadores. Sempre com o objetivo de inspirar e transformar a mentalidade dos mineiros, mais recentemente o SIMI passou a produzir seus próprios e-books.

O portal também abraçou grandes projetos, como a Trilha Mineira da Inovação, um ambiente virtual - hospedado no SIMI - para conexão direta entre empreendedores, pesquisadores, empresas, instituições e governo. Além disso, o SIMI participou, com destaque, de grandes eventos como as duas edições da FINIT, duas edições da Inova Minas Fapemig, da edição mineira da Imagine Cup e outros tantos.

O coordenador do Portal SIMI, Fernando de Lucena, destaca o crescimento do site. “Nesses dois anos de atuação, o Portal somou-se a diversos parceiros em Minas Gerais e no Brasil. Os resultados positivos só foram alcançados graças ao grande número de iniciativas que surgiram no Estado durante esse período. Ao mesmo tempo em que contribuímos, evoluímos junto ao ecossistema mineiro de inovação”, avaliou.

Para se aproximar ainda mais da população, o SIMI está presente nas principais redes sociais. Nossos conteúdos, coberturas e informações são compartilhadas no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e no canal da TV SIMI no YouTube.

O futuro reserva mais ações e também um contínuo crescimento. “Estamos planejando diversas ações e acreditamos que o SIMI contará com um ambiente de inovação ainda mais fortalecido e fértil”, destacou Fernando.

2 anos de portal, 10 anos de SIMI

O Sistema Mineiro de Inovação surgiu no dia 12 de dezembro de 2006. Instituído por meio do Decreto 44.418, o SIMI surgiu com a proposta de desenvolver a inovação no estado de Minas Gerais, unindo o governo, o mercado e a academia.

O SIMI foi o primeiro sistema estadual de inovação em todo o Brasil. Criado através da parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), durante essa década realizou, apoiou e divulgou ações regionais, nacionais e internacionais.