MG App facilita doação de sangue pelo público jovem

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

MG App facilita doação de sangue pelo público jovem

A inclusão de uma nova ferramenta para agendamento de doação de sangue no aplicativo MG App poderá contribuir para ampliar a participação de adolescentes e jovens nas campanhas da Fundação Hemominas. O recurso, implantado em agosto passado, tem potencial para atingir o público jovem, mais conectado às novas tecnologias. 

“O MG App é fundamental para atingir o público jovem, que já está habituado a usar diversos aplicativos no celular. Dessa forma, é um incentivo para que esse usuário possa fazer a doação de sangue”, afirma o superintendente de Governança Eletrônica da Secretaria de Planejamento e Gestão, Rodrigo Diniz.

 

Programa “Doador do Futuro”

O programa “Doador do Futuro”, da Fundação Hemominas, tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da doação voluntária de sangue, exatamente o perfil de boa parcela dos usuários que o MG App pretende atingir.

Para a assessora da Gerência de Captação da Hemominas, Viviane Guerra, a grande vantagem do aplicativo é permitir ao usuário escolher o melhor dia, horário e a unidade mais próxima para fazer o agendamento online, estreitando o caminho entre o doador e o serviço, beneficiando, assim, os pacientes, hospitais e a sociedade, de um modo geral. “Essa ferramenta amplia os canais de comunicação, abrindo ao jovem e demais cidadãos a chance de doar sangue de uma forma mais simples”, destaca Viviane.

As ações do programa acontecem em conjunto com escolas municipais e estaduais na capital e do interior de Minas Gerais onde existem núcleos da Hemominas. Ocorrem em cidades como Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre, Uberaba e Uberlândia, entre outras.

Os jovens participam de diversas atividades como palestras, seminários e gincanas com brincadeiras interativas. O “Hemotur”, que também integra o programa, promove visitas guiadas às unidades da Hemominas e a garotada aprende sobre candidatos à doação, coleta de sangue, destinação dos materiais e tiram as suas dúvidas.

A Hemominas tem capacidade de receber até 400 doações de sangue por dia e, com o reforço do principal aplicativo para smartphones desenvolvido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, é esperado o aumento do comparecimento de doadores.

 

Como agendar pelo app

Para acessar a nova função, entre no aplicativo MG App e, em seguida, acesse o menu no canto superior esquerdo (três listras horizontais). A seguir, marque a opção "Agendamento de Serviços" e, então, pressione "Agendar Serviços".

Na nova lista de opções, procure por "Doação de sangue" e selecione. O próximo passo é definir o município, clicar em "avançar" e, por fim, definir o melhor dia e horário para o agendamento na unidade escolhida.
 

Tags