Seplag e Fiemg iniciam laboratório de inovação

05/02/2018

Seplag e Fiemg iniciam laboratório de inovação utilizando a cultura startup

A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag) deu início hoje (05/02) à implantação do projeto Seplag Challenge at FIEMG Lab, resultado de um acordo entre FIEMG Lab, Seplag  e Fapemig, e que ocorrerá em parceria com a Comunidade de Simplificação.

O projeto tem como objetivo utilizar o universo das startups para construir soluções inovadoras para os desafios existentes hoje no setor público, principalmente no que tange a logística. O laboratório terá duração de 12 semanas e quatro desafios de logística que serão desenvolvidos pelos próprios servidores da subsecretaria de Gestão Logística e Patrimônio da Seplag.

“Por trás de cada desafio existe uma intenção muito clara. O desafio de valoração da frota, por exemplo, servirá para muitos outros itens adquiridos pelo Governo de Minas e nos ajudará na implantação do leilão eletrônico que será feito em parceria com a Receita Federal ainda este ano”, explica a subsecretária de Gestão, Logística e Patrimônio, Dagmar Dutra.

Uma das premissas do laboratório de inovação será a mitigação de riscos, de forma a aumentar as chances de efetividade na aplicação de ideias inovadoras. Para o presidente da Fapemig, professor Evaldo Vilela, “é preciso não ter medo da inovação”.  “A inovação é uma aliada, não uma inimiga”.

Já o coordenador da Comunidade de Simplificação, Gustavo Andrade, o laboratório será de grande valia para a modernização dos processos estatais. “Precisamos ter uma visão de futuro e utilizar esse caminho para enfrentar os desafios e vislumbrar oportunidades num momento de crise, superando as limitações que temos hoje”, afirmou.

Ao final do laboratório, espera-se que a equipe tenha construído novas referências de atuação e desenvolvido ideias inovadoras que possam ser aplicadas, gerando aumento de eficiência e redução da burocracia para a população, parceiros e fornecedores do Estado.

Seplag e Fiemg iniciam laboratório de inovação utilizando a cultura startup