Programa Minas Comunica II chega a Novilhona

Programa Minas Comunica II chega ao distrito do Estado com maior população

O Minas Comunica II, o programa promove a universalização da telefonia celular no interior do Estado, acaba de chegar ao distrito com maior população de Minas Gerais: Novilhona, com população de 9 mil habitantes e que pertence ao município de Novo Cruzeiro, no Território Médio e Baixo Jequitinhonha.

Desde 2015, cerca de 400 distritos foram contemplados com antenas de transmissão 3G dentro do programa Minas Comunica II.

Ao todo, 660 distritos mineiros já contam com o sistema de telefonia celular, beneficiando população estimada de 1.107.000 pessoas em todos os Territórios de Desenvolvimento.

A expectativa é de que o Minas Comunica II atenda 688 distritos até 2018. Os distritos que ainda não receberam o sistema de telefonia móvel dependem, na maioria dos casos, de avanços na liberação do licenciamento ambiental e municipal. “Estamos em constante contato com os órgãos federais, estaduais e municipais responsáveis pelos processos de licenciamento com o objetivo de acompanhar e otimizar a conclusão, alinhando as informações entre os atores envolvidos para que a população dos 28 distritos restantes seja beneficiada com o acesso à telefonia móvel com tecnologia de transmissão de dados 3G o mais breve possível.”, afirma Thiago Nunes, responsável pelo monitoramento do Programa na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).