Cidadãos poderão requerer seguro-desemprego presencialmente em todas as UAIs de Minas Gerais

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:

Serviço será realizado somente com agendamento prévio nos canais oficiais do Governo de Minas

A partir desta sexta-feira (28/8), todas as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) de Minas Gerais retomarão o atendimento presencial de requerimento do seguro-desemprego. Os cidadãos interessados em solicitar o benefício deverão agendar previamente o serviço nos canais oficiais do Governo de Minas – o Portal MG e o MG App Cidadão – para evitar aglomerações e manter o controle do fluxo de pessoas nas unidades. 

O serviço de requerimento de seguro-desemprego estava ativo presencialmente em 20 unidades em todo o Estado desde o final de abril, quando as UAIs começaram a retomar o atendimento. A partir desta sexta-feira (28/8), será expandido para as unidades de Araçuaí, Barbacena, Caratinga, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Lavras, Muriaé, Paracatu, Passos, Patos de Minas e Ponte Nova. 

Para a diretora Central de Atendimento Presencial da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Christiane Bolda Lazzarotti, é importante que os mineiros, diante das dificuldades impostas pela pandemia, tenham alternativas para acessar o seguro-desemprego. Para viabilizar o atendimento presencial, as UAIs estão adotando todas as normas sanitárias estabelecidas pelos municípios e pelo Estado em função da Covid-19.

“Nas UAIs, todos têm que utilizar máscara, tanto os cidadãos que acessam o interior das unidades quanto os funcionários. As filas e os guichês contam com distanciamento e o fluxo de limpeza também foi aumentado, além da obrigatoriedade de agendamento prévio, que é uma forma de conter a circulação de pessoas”, destaca Christiane.

O superintendente de Gestão e Fomento ao Trabalho e à Economia Popular Solidária da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Marcel Cardoso Ferreira de Souza, acrescenta sobre a importância do requerimento do seguro-desemprego, que é um direito do cidadão, previsto em lei. 

“Nesse momento, em que o Estado pensa na retomada e na recuperação da economia, as demissões têm ocorrido em um volume muito grande. O benefício é muito importante porque ameniza a situação do desemprego, tendo em vista que é capaz de dar fôlego ao cidadão que está fora do mercado de trabalho e que ainda não conseguiu se realocar”, salienta o superintendente da Sedese.

Para conferir como está o funcionamento em todas as UAIs, clique aqui.