Seplag alerta para a importância da utilização dos canais oficiais no agendamento de serviços do Governo de Minas

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:

Os agendamentos e consultas são gratuitos no site do Estado e os dados do cidadão ficam protegidos

Para emitir carteira de identidade em uma das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) do Estado, buscar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou, até mesmo, marcar um horário para doar sangue na Hemominas, entre outros serviços, não é necessário pagar pelo agendamento. Os serviços do Governo de Minas são agendados gratuitamente no Portal MG, que é o site oficial do Estado, ou no aplicativo MG App. 

Nos canais oficiais, o agendamento pode ser feito pelo próprio cidadão e os dados do usuário ficam protegidos, evitando que sejam usados por fraudadores. Consulte  aqui os agendamentos disponíveis.

A diretora Central de Atendimento Presencial da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Christiane Bolda Lazzarotti, reforça a importância de se utilizar o endereço oficial e reitera que não há nenhum tipo de cobrança pelo agendamento. O risco de não utilização do canal oficial é a marcação não ser concretizada, levando o cidadão a desembolsar um valor e ainda ficar sem o serviço. 

Além disso, ao fornecer dados pessoais a interlocutores, a segurança da informação pode ficar comprometida. “São dados como nome completo, número de identidade, entre outros. No site do Governo de Minas e no MG App, além de ser de graça, o cidadão não corre o risco de ter suas informações violadas”, acrescenta. 

A diretora ressalta que, para reduzir essas práticas, é essencial que o cidadão denuncie quando for lesado com cobranças indevidas ou informações falsas.

Como agendar?

Para realizar o agendamento no Portal MG ou no MG App, o usuário precisa escolher o serviço, a unidade e verificar os horários disponíveis. Os dados solicitados variam de acordo com o serviço escolhido. Em seguida, após a conclusão do registro, o cidadão recebe um e-mail com a confirmação do agendamento e os documentos que deve apresentar na data agendada. É importante que o cidadão informe corretamente os dados de e-mail e telefone, para que seja comunicado sobre qualquer alteração.

No atendimento, em função da pandemia de Covid-19, o cidadão deve seguir as recomendações de segurança do Governo de Minas, como o uso de máscaras e o distanciamento recomendado entre pessoas. 

Funcionamento das UAIs

As 31 UAIs do estado retomaram o atendimento aos cidadãos, priorizando os serviços mais demandados pela população e seguindo os protocolos de segurança relacionados à Covid-19, como uso obrigatório de máscaras, distanciamento e disponibilização de álcool gel. O atendimento é feito apenas com agendamento prévio, o que permite o controle do fluxo de pessoas e evita aglomerações nas unidades. 

Os serviços oferecidos em cada UAI estão sendo ampliados gradativamente. Entre eles, estão emissão de Carteiras de Identidade, entrega de Carteira Nacional de Trânsito (CHN) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) devolvidos pelos Correios após três tentativas de entrega ao destinatário, requerimento ao Seguro Desemprego e emissão de passaporte. As informações sobre os serviços realizados em cada UAI estão disponíveis no site da Seplag, clicando aqui.