Programa UAI Compartilha expande modelo de gestão das UAIs para mais um município

Convênio assinado com a prefeitura de Leopoldina vai facilitar acesso da população aos serviços do Estado

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), expandiu o Programa UAI Compartilha para a cidade de Leopoldina, na Zona da Mata mineira. A parceria firmada com o município garante que uma população de mais de 50 mil pessoas tenha acesso aos serviços do Estado em uma central de atendimento, seguindo o modelo de gestão das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

Leopoldina é o quinto município mineiro a ser beneficiado com o UAI Compartilha, lançado pelo governador Romeu Zema em dezembro do ano passado. Por meio do Programa, a Seplag fornece treinamentos e repassa aos municípios as orientações necessárias para implementação e manutenção de uma central de atendimento, como sistema de funcionamento e gerenciamento de filas, por exemplo. A Secretaria cuida também da articulação com os órgãos responsáveis pelos serviços para disponibilização de atendimento no local.

“O UAI Compartilha demonstra a importância da construção de parcerias para melhorar o atendimento ao cidadão. Nós oferecemos toda a expertise que aplicamos nas UAIs administradas pelo Estado. Agradecemos os municípios que aderiram ao Programa até o momento e estamos à disposição para expandir para outras localidades”, destaca o secretário de Planejamento e Gestão, Otto Levy.

Para Roberth Ramiro, gestor Operacional da Diretoria Central de Atendimento Presencial da Seplag, a expansão para o município de Leopoldina amplia a rede de atendimento do Estado e beneficia a população. "A ampliação das Unidades de Atendimento Integrado por meio do UAI Compartilha, além de fortalecer a parceria entre Estado e Município, garante e facilita o acesso dos cidadãos mineiros aos serviços públicos”, complementa.

Adesão

Os municípios interessados em implantar o modelo devem fazer a solicitação de adesão ao UAI Compartilha pelo Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG). Cabe a eles viabilizarem financeiramente a estrutura, os custos operacionais da central e a contratação de pessoal. Mais informações sobre o processo estão disponíveis no Portal MG.

Além de Leopoldina, a Seplag possui atualmente convênios para implantação do modelo nos municípios de Felício dos Santos, Fronteira, Itabira e Viçosa. Em Fronteira, já foram iniciadas as obras de reforma do imóvel onde o posto será implantado. E em Itabira, o município está realizando a contratação dos serviços.

Transformação dos serviços públicos

O UAI Compartilha é uma iniciativa do Programa Minas Atende: Transformação dos Serviços Públicos, lançado pelo Governo de Minas em 2019 com o objetivo de aproximar o cidadão e o Estado, simplificando, agilizando e modernizando a prestação de serviços.

Atualmente, Minas Gerais conta com 31 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), distribuídas em diferentes localidades. São oferecidos serviços como emissão da carteira de identidade, passaporte, solicitação de seguro-desemprego, intermediação de mão de obra, entre outros. Os serviços são agendados previamente no Portal MG ou pelo aplicativo MG App - Cidadão.