UAIs retomam emissão e entrega de passaporte

Serviços são oferecidos em seis unidades, com agendamento prévio

Os serviços de emissão e entrega de passaporte estão sendo retomados nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) que possuem postos da Polícia Federal. Assim como ocorre com os outros atendimentos já prestadas nas UAIs, é necessário agendamento prévio para retirar o documento. Medidas de segurança, como distanciamento de cadeiras, disponibilização de álcool gel e uso obrigatório de máscaras, seguem sendo tomadas para evitar o risco de contaminação da Covid-19.

As unidades que oferecem o serviço são a da Praça Sete, em Belo Horizonte, Governador Valadares, Montes Claros, Uberlândia, Varginha e Juiz de Fora. Para obter o passaporte nas UAIs, o cidadão precisa fazer a solicitação do documento no site da Polícia Federal – assim como era feito antes da pandemia – e agendar a emissão para uma das unidades.

Depois dessa etapa, quando o documento já estiver disponível, o usuário deve agendar um horário, por meio do Portal MG, para fazer a retirada na UAI. Para marcar esse serviço, assim como os outros disponíveis nas unidades, é só clicar aqui.

Para a diretora Central de Atendimento Presencial da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Christiane Bolda Lazarotti, a retomada gradual dos atendimentos nas UAIs segue as orientações sanitárias e as diretrizes do Estado para prestação de serviços aos cidadãos.

“Estamos buscando oferecer os serviços mais demandados pela população, dentro de um limite pré-estabelecido de capacidade das UAIs, a fim de cumprir as determinações dos órgãos de saúde e garantir a segurança de todos. O acesso às unidades e apenas em horário agendado para termos controle do número de pessoas e evitar aglomeração”, garante Christiane.

Atendimento

As UAIs começaram a ser reabertas gradualmente no mês de abril, seguindo as orientações do Governo de Minas e das Prefeituras. No momento, todas as 31 unidades do estado estão funcionando com agendamento prévio e os serviços oferecidos em cada uma delas estão sendo ampliados gradativamente.

A entrega de Carteira de Identidade emitida antes da pandemia e de Carteira Nacional de Trânsito (CHN) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) devolvidos pelos Correios após três tentativas de entrega ao destinatário está disponível em todas as UAIs. Em algumas unidades, a emissão de Carteira de Identidade e o requerimento ao Seguro Desemprego também já estão sendo realizados. Informações sobre funcionamento de cada unidade podem ser acessadas no site da Seplag.