Governo de Minas desenvolve ferramenta e UAIs começam a atender cidadãos por videochamada

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Primeiro serviço a ser disponibilizado é o de habilitação do seguro-desemprego

Uma ferramenta criada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), permite que as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) ofereçam, a partir desta sexta-feira (5/6), serviços por meio de videochamada. A nova funcionalidade, que contribui para as medidas de isolamento social do Estado, faz parte do Minas Atende – programa lançado em 2019, que tem como objetivo aproximar o cidadão dos serviços públicos. 

A princípio, a modalidade funcionará para habilitação do benefício do seguro-desemprego, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), para atender aqueles cidadãos que não conseguiram realizar o atendimento por meio dos canais digitais já disponibilizados pelo Governo Federal: o Portal Emprega Brasil e o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Atendentes lotados na UAI da Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte, farão os atendimentos online para a atualização dos dados cadastrados.

Para ser atendido, o cidadão deve acessar o Portal MG, selecionando a opção referente ao seguro-desemprego. Ele receberá uma senha virtual e, quando chegar a sua vez, o primeiro atendente disponível será encaminhado para o atendimento. No mesmo ambiente online, será possível anexar documentos e atualizar os dados, sem a necessidade de se deslocar até uma UAI.

“Hoje iniciamos a experiência de realizar o atendimento por videochamada nas UAIs. É um passo importante e, tendo bons resultados, o modelo será expandido para outros serviços oferecidos pelo Estado. O objetivo é que a ferramenta se torne mais um canal de atendimento do Governo de Minas com o cidadão mineiro” afirmou o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag, Rodrigo Diniz.

A princípio, os atendentes da UAI Praça Sete estarão habilitados para as videochamadas, mas pessoas de qualquer parte do estado conseguirão realizar agendamentos e receber atendimento. 

Para a diretora Central de Atendimento Presencial, Christiane Bolda Lazzarotti, a iniciativa segue as diretrizes do Governo de Minas para enfrentamento ao coronavírus. “É uma forma de conseguirmos oferecer ao cidadão o atendimento que ele necessita, sem que ele precise sair de casa, evitando também aglomerações nas unidades, diante da pandemia”, assegura a diretora.

Para acessar informações sobre as UAIs e agendar serviços, clique aqui.

O subsecretário de Trabalho e Emprego da Sedese, Raphael Vasconcelos, concorda. “Além de garantir a segurança do mineiro, uma vez que ele pode acessar o serviço sem se expor a qualquer risco, a nova tecnologia permite que um atendimento que ainda era necessariamente presencial seja realizado em qualquer parte do estado, gerando economia e comodidade”, salienta o subsecretário.