UAI Compartilha tem adesão de Araxá, Conceição das Alagoas e Itajubá

Mais de 225 mil pessoas serão atendidas nos municípios com o modelo de gestão das UAIS

Os municípios de Araxá e Conceição das Alagoas, no Triângulo Mineiro, e Itajubá, no Sul de Minas, aderiram ao UAI Compartilha, programa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), para implementação de uma central de atendimento com oferta de serviços públicos nas cidades, nos moldes das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). Mais de 225 mil pessoas serão beneficiadas com serviços como emissão de documentos, solicitação de seguro desemprego, intermediação de mão de obra, entre outros.

O UAI Compartilha é uma iniciativa do Minas Atende, programa estratégico do Governo de Minas. Segundo o superintendente Central de Canais de Atendimento da Seplag, Lucas Vilas Boas, ao fazerem a adesão ao programa, as prefeituras contam com a expertise da equipe que gerencia as UAIs no Estado para abertura da nova unidade. São oferecidos treinamentos, suporte técnico, além de especificações detalhadas sobre todos os itens que devem ser viabilizados para implementação e gerenciamento da unidade de atendimento.

“A colaboração entre poder estadual e local é estratégica e promissora diante do desafio de ampliar o alcance das políticas públicas em Minas Gerais, um estado de território extenso e com população distribuída em 853 municípios, especialmente em um cenário de restrições financeiras”, ponderou Lucas. De acordo com o superintendente, o principal beneficiado será a população, além da gestão local, que será favorecida com o recebimento do modelo de atendimento das UAIs.

Autonomia

Após a mentoria do Governo de Minas, os municípios serão responsáveis pela viabilização da estrutura onde a unidade será implementada, pelos custos operacionais e pela contratação de pessoal. Em seguida, a Seplag fará conexão com órgãos responsáveis pelos serviços, para que eles sejam oferecidos de maneira efetiva à população.

O prefeito de Araxá, Robson Magela, destacou que a cidade só tem a ganhar com esse modelo integrado de atendimento. “Vai ser uma oportunidade para o nosso cidadão ter acesso aos serviços públicos de forma estruturada e padronizada, além de a prefeitura poder contar com indicadores que vão contribuir para mais eficiência nas ações da nossa gestão”, declarou. Na cidade, 107 mil serão beneficiados.

“Estávamos todos ansiosos por uma UAI aqui na nossa cidade porque essa integração dos serviços vai propor a agilidade que o cidadão precisa, e para nós, gestores, vai possibilitar resolutividade nos atendimentos”, disse a prefeita de Conceição das Alagoas, Ivaina Reis. Na cidade, cerca de 26 mil serão atendidos pela unidade.

Em Itajubá, município onde 97 mil pessoas serão impactadas, o prefeito Christian Gonçalves agradeceu ao governador Romeu Zema pela sensibilidade do Governo de Minas no programa e demonstrou entusiasmo com a nova central. "A instalação da UAI em um prédio localizado na área central de Itajubá vai possibilitar o acesso do cidadão aos principais serviços públicos em um único local e de forma ainda mais organizada, otimizando o atendimento e facilitando a vida de toda a nossa população”, disse o prefeito.

Convênios

Os convênios de Araxá, Conceição das Alagoas e Itajubá, firmados entre março e maio, têm vigência de 60 meses a partir da publicação, podendo ser prorrogados. Atualmente, a Seplag tem 11 contratos assinados com prefeituras.

Os municípios interessados em implantar uma central de atendimento no mesmo modelo de gestão das UAIs devem realizar o peticionamento eletrônico, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG). Saiba mais aqui. Outras informações estão disponíveis no Portal MG.