Programa UAI Compartilha é expandido para outros três municípios

Rubelita, Tarumirim e Três Corações assinaram convênio com a Seplag para implantação de centrais de atendimento no mesmo modelo de gestão das UAIs

Mais três municípios mineiros serão beneficiados com o Programa UAI Compartilha, do Governo de Minas, ampliando para oito o número de cidades parceiras que implantarão centrais de atendimento ao cidadão seguindo o modelo de gestão das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) assinou convênio com os municípios de Rubelita, Tarumirim e Três Corações e oferecerá às prefeituras a mentoria necessária para implementar e gerenciar uma central de atendimento com oferta de serviços públicos.

Os municípios são responsáveis por viabilizar a estrutura, os custos operacionais da central e a contratação de pessoal. À Seplag, por meio da Subsecretaria de Governança Eletrônica e Serviços, cabe fazer a conexão com os órgãos responsáveis pelos serviços para disponibilização de atendimento no local, como emissão de documentos, solicitação de seguro desemprego, intermediação de mão de obra, entre outros.

Em Três Corações, mais 80 mil pessoas deverão ser beneficiadas com os diversos serviços que serão oferecidos. Em Tarumirim, cerca de 14 mil cidadãos e, em Rubelita, cerca de 8 mil. Além dos três municípios, as cidades de Felício dos Santos e Leopoldina já aderiram ao programa e estão em fase de implantação das unidades. Viçosa, Fronteira e Itabira também já assinaram o termo. O convênio tem vigência de 60 meses a partir da publicação, podendo ser prorrogado.

Segundo Reginaldo Carvalho Gonçalves, superintendente Central de Canais de Atendimento da Seplag, a eficiência do modelo de gestão empregado nas UAIs tem atraído cada vez mais o interesse das prefeituras em se tornarem conveniadas. Algumas das vantagens apontadas pelo gestor são facilidade no gerenciamento das demandas e a otimização dos fluxos.

“Estamos recebendo muitas solicitações de municípios interessados em participar do UAI Compartilha, o que mostra que o modelo adotado pelo estado na gestão das UAIs e no atendimento ao cidadão está cada vez mais assertivo. Um reflexo da qualidade que estamos levando para estes novos municípios é o índice de satisfação dos cidadãos atendidos nas UAIs no ano de 2020. Mesmo com a redução da capacidade de atendimento nas unidades em função da pandemia e da necessidade de distanciamento social, alcançamos um índice de satisfação de 98,55%”, reforçou. Atualmente, Minas Gerais conta com 31 UAIs.

Ampliação

Para Laura Reis, da Diretoria Central de Atendimento Presencial da Seplag, a ampliação do programa UAI Compartilha é um dos resultados do esforço do Governo em expandir o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. “A iniciativa proporciona uma aproximação do cidadão junto ao Estado e ao Município, melhorando a acessibilidade dos usuários, ampliando a capilaridade e garantindo a qualidade dos serviços. Além disso, a padronização e uniformização dos atendimentos possibilita a utilização de indicadores de desempenho e metodologia de mapeamento de processos”.

O UAI Compartilha é uma iniciativa do Programa Minas Atende: Transformação dos Serviços Públicos. Os municípios interessados em implantar uma central de atendimento no mesmo modelo de gestão das UAIs devem realizar o peticionamento eletrônico, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG). Saiba mais aqui. Outras informações estão disponíveis no Portal MG.