Utilização do login único gov.br entre canais oficiais do Estado e do Governo Federal garante acesso a mais serviços

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

O mesmo login e senha do MG App pode ser utilizado nos aplicativos Carteira de Trabalho Digital, Carteira Digital de Trânsito e Conecte SUS

Os usuários dos canais oficiais de atendimento do Governo de Minas, como o Portal MG (www.mg.gov.br) e os aplicativos MG App – Cidadão e MG App - Empresas, já possuem login unificado com o Governo Federal (www.gov.br). Com a adoção do login único, os mineiros conseguem, com o mesmo usuário e senha, acessar serviços públicos tanto do Estado quanto da União, facilitando a realização de solicitações e garantindo ainda mais segurança no tratamento dos dados dos cidadãos.

Para o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Rodrigo Diniz Lara, a unificação dos acessos, realizada desde o final de 2020, contribui com a melhoria constante da prestação dos serviços que é objetivo do Governo de Minas. “A medida permite um planejamento de expansão de iniciativas como essa para outros canais estaduais, garantindo uma autenticação única para a prestação de serviços aos cidadãos, simplificando o acesso e trazendo ainda mais segurança para os usuários das plataformas”, ressalta Rodrigo.

O secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, também destaca a importância da iniciativa. “A integração de ações do Governo Federal com estados e municípios é fundamental para expandirmos a transformação digital que aceleramos no país. Com o login gov.br, os mineiros podem acessar serviços federais e estaduais com uma única senha, de forma simples, ágil e segura. A parceria de Minas Gerais é fundamental para oferecermos serviços cada vez melhores aos brasileiros”, acrescenta.

Transformação Digital

Uma das responsáveis pelo projeto de integração entre os cadastros é a especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Polyanna Rodrigues, que atua na Subsecretaria de Governança Eletrônica e Serviços da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). Segundo a especialista, o objetivo é simplificar processos para o cidadão e proporcionar outras formas de transformação digital à prestação de serviço público.

“É um esforço crescente de transformação digital do Governo de Minas, que pretende simplificar a vida dos cidadãos, com a garantia de mais agilidade no atendimento e na prestação de serviços. Com o mesmo login, o usuário consegue acessar, por exemplo, a Carteira de Trabalho Digital, a Carteira Digital de Trânsito e o Conecte SUS, pelo qual é possível verificar a carteira de vacinas de maneira on-line” destaca Polyanna. 

A integração dos logins foi possível graças à parceria do Estado com o Ministério da Economia por meio da adesão a Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.Br) e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no tema Governo Digital. Essa iniciativa faz parte do Projeto Estratégico Minas Atende.

Passo a passo

Para acessar os canais oficiais do Governo de Minas, como o Portal MG ou o MG App, usando o login único, basta:

1. Clique em “Entrar com gov.br”;
2. Você será redirecionado para uma página externa do Gov.br;
3. Caso você já tenha uma conta gov.br, digite o CPF e clique em “avançar”; 
4. Digite a sua senha do Gov.br;
5. Caso tenha esquecido a senha, clique em "Esqueci minha senha";
6. Caso ainda não possua essa conta, clique em “Crie sua conta”;
7. Selecione uma opção de cadastro;
8. Preencha as informações necessárias;
9. Após finalizar o processo, você será redirecionado para a página inicial do Portal MG ou do MG App.

Tags