Cidadão pode registar perda de documentos e objetos por meio de aplicativo

Mg App está disponível gratuitamente para Android e iOS

Enquanto alguns foliões querem botar o bloco na rua para curtir os dias de folia em Minas Gerais – historicamente um dos destinos mais buscados do Brasil –, há quem queira fugir da multidão e aproveitar o feriado prolongado longe das festas para desfrutar a natureza do Estado.

Dos blocos às cachoeiras, o Governo de Minas atua em várias frentes para garantir tranquilidade aos mineiros e turistas. Uma delas passa pelo MG App, que permite ao cidadão, caso tenha perdido algum documento ou objeto, registrar virtualmente um boletim de ocorrência.

Segundo o subsecretário de Governança Eletrônica de Serviços da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Rodrigo Diniz, o acesso à função na palma da mão proporciona mais agilidade e menos dor de cabeça. “Facilita, pois você pode resolver seu problema sem precisar se deslocar até uma unidade física do governo”, ressalta o gestor.

Para registrar o boletim, o usuário deve acessar o aplicativo e clicar no menu “Segurança”, onde também são disponibilizados outros serviços da Delegacia Virtual, como registro de acidente de trânsito sem vítima. O aplicativo também lista os endereços de unidades da Polícia Militar e delegacias da Polícia Civil.

O MG App, desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) e lançado Seplag, já registrou cerca de 1 milhão de downloads e tem 250 mil acessos mensais.

Conheça, abaixo, algumas funcionalidades do MG App:

• Consulta geolocalizada de unidades de atendimento: delegacias, unidades de Saúde, escolas estaduais, farmácias regionais, Hemominas, Minas Fácil, entre outras.

• Veículos e Condutores: pontuação do condutor, situação do veículo, consulta ao IPVA, emissão de extrato de multas, solicitação de segunda via e consulta à situação da CNH, processo administrativo de trânsito, defesa de autuação.

• Rodovias e Transporte: registro de ocorrências referentes a rodovias, informações sobre transporte intermunicipal e na Região Metropolitana de Belo Horizonte, consulta a itinerários, quadro de horários e valores das passagens das linhas do sistema intermunicipal e metropolitano de transporte.

• Agendamento de serviços: emissão de documentos, doação de sangue, requerimento do seguro-desemprego, abertura de solicitação de medicamento especializado.

• Segurança: emissão de atestado de antecedentes criminais.

• Saúde: consulta do estoque de sangue, da relação estadual de medicamentos e do andamento da solicitação ou disponibilidade de medicamentos.

• Copasa: certidão negativa de débitos, contas pagas, histórico de consumo, segunda via de conta, vazamento de água e vazamento de esgoto.

• Cemig: segunda via de conta, histórico de faturamento, código de pagamento e informação de leitura.

Confira todos os serviços no link.