Você está aqui:

Notícias

Coleta itinerante recolhe mais de 102 toneladas de embalagens

Coleta itinerante recolhe mais de 102 toneladas de embalagens vazias

Somente na Ceasa Minas foram recolhidos cerca de 11.023 recipientes na última semana. Trabalho é feito pelo IMA em parceria com o Inpev

 

A coleta itinerante realizada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), realizada desde março deste ano em cerca de 60 municípios do estado, recolheu até o momento cerca de 102 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos e perto de 2 mil litros de sobras destes produtos impróprios, ou vencidos.

Aproximadamente 4 mil agricultores participaram da ação. A etapa mais recente dessa coleta ocorreu no entreposto da Ceasa Minas, em Contagem, nos dias 6, 8 e 10 de novembro.

O diretor-geral do IMA Marcílio de Sousa Magalhães considera bastante positivo o resultado da parceria do instituto com o Inpev ao longo do ano no recebimento das embalagens vazias e com produtos vencidos.

“Além do viés educativo desta iniciativa, de ressaltar junto aos produtores a importância de se dar a destinação correta a este tipo de embalagem, e facilitar o acesso do produtor à devolução adequada, a iniciativa contribui para a retirada do passivo ambiental do campo. Isto porque essas embalagens poderiam, inadequadamente, ser queimadas ou jogadas nos cursos d’água nas propriedades rurais, contaminando o meio ambiente”, argumenta Magalhães.

A engenheira agrônoma Marcela Ferreira Rocha Lage, da Gerência de Defesa Vegetal do IMA, lembra que o instituto é o responsável por fiscalizar, em Minas Gerais, o uso, armazenamento e comercialização de agrotóxicos.

“O IMA busca atuar além do âmbito da fiscalização. Nosso interesse é que os produtores estejam conscientes de que, mais que cumprir a lei, a destinação correta das embalagens é uma forma de se preservar a saúde humana e do meio ambiente, aliado à produção sustentável e com segurança alimentar”, pondera.

Notícias relacionadas

IMA habilita engenheiros agrônomos aptos a contribuir com a prevenção e controle de pragas nas lavouras
27/06/2017

Entre os temas tratados estão o monitoramento, levantamento e mapeamento da praga em condições de campo, identificação, coleta, acondicionamento e transporte da amostra para análise. Cerca de 70 engenheiros agrônomos de Minas Gerais e de todo o país participam do treinamento.

Ações do Governo do Estado em pequenas propriedades incentivam produção sustentável
27/06/2017

Estima-se que o crescimento demográfico mundial elevará a população para 10 bilhões de habitantes em 2050. Os números são um alerta para que importantes países na produção agrícola estejam mais bem estruturados e preparados para atender às crescentes demandas interna e externa.

 Parceria busca aprimorar tecnologias de apoio à qualidade na produção de alimentos
01/09/2017

O IMA e o Centro de Inovação e Tecnologia identificaram, inicialmente, cinco áreas onde essa parceria poderá começar a ser colocada em prática, todas relacionadas ao aumento de conformidade da agroindústria mineira à legislação em vigor.