Você está aqui:

Notícias

Pimentel participa de abertura da Semana Internacional do Café

 Fernando Pimentel participa de abertura da Semana Internacional do Café, no Expominas

Durante o evento, o governador autorizou medidas para incentivar o desenvolvimento do setor no Estado por meio do programa Certifica Minas Café

 

O governador Fernando Pimentel participou nesta quarta-feira (25/10), no Expominas, em Belo Horizonte, da solenidade de abertura da Semana Internacional do Café, considerado o principal encontro dessa cadeia produtiva no Brasil. Durante o evento, o governador assinou dois despachos governamentais determinando à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) tomar providências para a ampliação da participação de produtores cafeeiros no programa Certifica Minas Café (CMC) e definindo que produtores participantes do Certifica Minas Café possam obter a chamada Certificação 4C, com o objetivo de proporcionar aos produtores maior acesso aos mercados nacional e internacional.

Fernando Pimentel destacou a importância de se valorizar os produtores de café do Estado. “Houve um tempo em que parecia que a produção agrícola era um motivo de vergonha para o produtor. Era uma coisa menor, menosprezada. Fala-se muito da indústria, da alta tecnologia, na indústria do futuro, como se a agricultura fosse uma coisa que nós devêssemos deixar de lado, esquecer, como se fosse atrasado. Mas, é o contrário. As grandes oportunidades que nós estamos tendo estão surgindo justamente do agronegócio e da produção agrícola familiar, que também em Minas Gerais está tendo um destaque muito importante. O que nós estamos fazendo é resgatar um valor importantíssimo para a nossa cultura, a nossa origem, pelo fato de sermos mineiros”, afirmou, lembrando a criação do Certifica Minas Café, uma iniciativa inédita no mercado global e que tem atraído parcerias internacionais.

O governador recebeu três homenagens. O Sindicafé e a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) entregaram a medalha de Honra ao Mérito do Café e uma placa pelos serviços prestados ao setor cafeeiro mineiro.

Ele recebeu placa em agradecimento ao apoio que tem dado a programas como o Geoportal do Café: mapeamento do parque cafeeiro de Minas Gerais, e o Certifica Minas Café. Por fim, o Conselho Nacional do Café (CNC) entregou placa de agradecendo pela parceria e estímulo ao setor, através do fomento de projetos voltados à modernização e sustentabilidade da cafeicultura.

 

Setor cafeeiro

O Brasil é o maior produtor mundial de café. Em 2016, o PIB do agronegócio mineiro fechou em R$ 207,6 bilhões. O café representa 6,9% do PIB do agronegócio. Com uma produção de 13,8 milhões de sacas, correspondendo a 51,5% da produção do Estado, o Sul de Minas e Centro-Oeste são as principais regiões produtoras mineiras.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, destacou a importância do café para a economia brasileira e de Minas Gerais. “O café representa mais de R$ 20 bilhões no Brasil. Minas Gerais, em 2017, deve colher 24 milhões de sacas, sendo 54% da produção nacional, daí a importância extrema desse produto. Por isso, nós empenhamos tanto com nossos parceiros para produzir a Semana Internacional do Café. Teremos mais de 25 eventos simultâneos nesses três dias, cuidando do mercado e negócios, e estamos trazendo mais de 30 compradores internacionais e jornalistas para divulgar a excelência do nosso produto”, afirmou.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, salientou a atenção dada pelo governador ao setor. “Quero agradecer o governador pela sua sensibilidade em reconhecer a importância da produção primária do estado, em especial o café, que é um dos nossos principais produtos”, completou.

A Semana Internacional do Café acontece até 27 de outubro e é realizada pela Seapa em parceria com a Codemig, o Sistema Faemg, a Café Editora e o Sebrae. O objetivo é tornar Belo Horizonte, durante a realização do evento, a capital mundial do café, atraindo todos os elos da cadeia, do produtor ao consumidor final.

Entre os expositores está o Espaço Mineiraria, que integra o programa +Gastronomia, do Governo do Estado. O programa tem como objetivos o incentivo e valorização a cadeia produtiva da gastronomia mineira, segmento estratégico para o desenvolvimento econômico. No local, é possível encontrar produtos típicos do estado, como queijos, café, doces e pães de queijo.

Também participaram da abertura os secretários de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, o presidente da Emater, Glênio Martins, o presidente da Federaminas, Emílio Parolini, os deputados estaduais Dalmo Ribeiro, representando a Assembleia Legislativa de Minas, Emidinho Madeira, Ulysses Gomes e Bráulio Braz, prefeitos e lideranças do setor.

 Fernando Pimentel participa de abertura da Semana Internacional do Café, no Expominas
 Fernando Pimentel participa de abertura da Semana Internacional do Café, no Expominas
 Fernando Pimentel participa de abertura da Semana Internacional do Café, no Expominas
 Fernando Pimentel participa de abertura da Semana Internacional do Café, no Expominas
 Fernando Pimentel participa de abertura da Semana Internacional do Café, no Expominas

Notícias relacionadas

IMA habilita engenheiros agrônomos aptos a contribuir com a prevenção e controle de pragas nas lavouras
27/06/2017

Entre os temas tratados estão o monitoramento, levantamento e mapeamento da praga em condições de campo, identificação, coleta, acondicionamento e transporte da amostra para análise. Cerca de 70 engenheiros agrônomos de Minas Gerais e de todo o país participam do treinamento.

Ações do Governo do Estado em pequenas propriedades incentivam produção sustentável
27/06/2017

Estima-se que o crescimento demográfico mundial elevará a população para 10 bilhões de habitantes em 2050. Os números são um alerta para que importantes países na produção agrícola estejam mais bem estruturados e preparados para atender às crescentes demandas interna e externa.

 Parceria busca aprimorar tecnologias de apoio à qualidade na produção de alimentos
01/09/2017

O IMA e o Centro de Inovação e Tecnologia identificaram, inicialmente, cinco áreas onde essa parceria poderá começar a ser colocada em prática, todas relacionadas ao aumento de conformidade da agroindústria mineira à legislação em vigor.