Pimentel prestigia vencedores de concurso do queijo artesanal

Pimentel prestigia vencedores de concurso do queijo artesanal e anuncia candidatura de BH e Tiradentes à Rede de Cidades Criativas da Unesco

Encontro com produtores mineiros agraciados aconteceu durante o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes

O governador Fernando Pimentel se encontrou, neste sábado (26/8), em Tiradentes, com os sete vencedores do 10º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal. A competição elegeu os melhores queijos das sete regiões produtoras do estado. A presidente do Servas, Carolina de Oliveira Pimentel, também fez questão de prestigiar os produtores.

O encontro aconteceu durante uma homenagem feita pelos organizadores do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes a figuras que incentivaram o festival que, em 2017, comemora 20 anos. O governador foi um dos homenageados.

Antônio Lino Rosa recebeu o ouro representando o queijo Serra Negra Sapecado, da região do Cerrado. Sandra Pereira representou o queijo Serra do Salitre, que venceu pela região de mesmo nome. Helenice Maria Silva foi a campeã com o Queijo do Onésio, produzido na região da Canastra. O produtor Moisés Antônio Barbosa ficou em primeiro lugar pela região do Serro com o queijo Ouro Fino.

Já Lúcia Maria Resende, do Campo das Vertentes, venceu com o Sabores do Sítio. Reinaldo de Lima, de Araxá, ganhou o ouro com o queijo Sítio Real, e Patrício Fernandes, do Triângulo, ficou em primeiro lugar com o queijo Fernandes.

O concurso se uniu ao Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes neste ano. A competição é promovida pelo Governo de Minas Gerais, por intermédio da Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com o Projeto Fartura Gastronomia.

Cidades Criativas

Ainda durante a cerimônia de homenagem aos incentivadores do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, o governador Fernando Pimentel anunciou a candidatura de dois municípios mineiros à Rede de Cidades Criativas da Unesco. Belo Horizonte e Tiradentes irão disputar o título no segmento de Gastronomia.

O Governo de Minas Gerais apoia as candidaturas, que fazem parte do Programa +Gastronomia, cujos eixos de atuação são promover e internacionalizar o destino Minas Gerais, seus produtos e serviços.

A iniciativa é fruto de uma proposta conjunta entre Governo do Estado de Minas Gerais, Prefeitura de Tiradentes, Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e outros parceiros.

A Rede de Cidades Criativas da Unesco foi instituída em 2004 e já congrega 116 cidades de 54 países nos campos da Gastronomia, Literatura, Artesanato, Música, Audiovisual, Design e Mídia.