Você está aqui:

Notícias

Circuito Feiras Agroecológicas marca 70 anos da Emater-MG

Circuito Feiras Agroecológicas marca comemorações de 70 anos da Emater-MG

Programação do circuito é bem extensa, sendo que a primeira etapa acontece em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri

 

Em 2018, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) completa 70 anos. E entre as várias ações para comemorar a data, uma delas é o Circuito Feiras Agroecológicas, que percorrerá diversas regiões divulgando e valorizando a produção de alimentos mais saudáveis.

O circuito passará pelos sete polos regionais da Emater-MG, que abrangem todas as regiões do estado. Em cada polo, com exceção do Sul e Leste, já foram selecionados municípios que já possuem feira livre. São eles: Teófilo Otoni (Nordeste), Jaboticatubas (Central), Montes Claros (Norte), Juiz de Fora (Zona da Mata) e Uberlândia (Triângulo Mineiro).

Segundo o coordenador técnico estadual da Emater-MG, Raul Machado, a intenção é promover a construção social de mercados, por meio da consolidação e visibilidade das atividades da agroecologia, fortalecendo os territórios gastronômicos de Minas Gerais. “E de forma específica potencializar a comercialização de produtos orgânicos e agroecológicos nos espaços de feiras livres da agricultura familiar”, diz. 

 A programação do circuito é bem extensa. Em cada etapa serão abordados diversos temas como produção agroecológica, comercialização e articulação de parcerias. Também haverá a distribuição de material técnico e promocional, além de atividades voltadas para as crianças.

 “Os alimentos produzidos em sistemas de base agroecológica trazem a prática de tecnologias sustentáveis na produção, que respeitam as condições específicas de cada agroecossistema, assegurando o direito das gerações futuras em usufruir dos mesmos recursos existentes”, explica Machado.

 

Início

A primeira etapa do circuito será realizada nesta sexta-feira (25/5), em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. O evento faz parte da programação da Feira de Agricultura dos Três Vales (Agrivales), que será realizada no Centro de Convenções Expominas.

A Agrivales tem o objetivo de promover a interação entre pequenos, médios e grandes fornecedores de equipamentos, insumos, tecnologia e agricultores familiares dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus.

 

Etapa Circuito Feiras Agroecológicas

Data: 25 de maio

Horário: 14h

Rua Coronel Mario Cordeiro, 404, Pampulhinha, Teófilo Otoni (Expominas)
 

Notícias relacionadas

IMA habilita engenheiros agrônomos aptos a contribuir com a prevenção e controle de pragas nas lavouras
27/06/2017

Entre os temas tratados estão o monitoramento, levantamento e mapeamento da praga em condições de campo, identificação, coleta, acondicionamento e transporte da amostra para análise. Cerca de 70 engenheiros agrônomos de Minas Gerais e de todo o país participam do treinamento.

Ações do Governo do Estado em pequenas propriedades incentivam produção sustentável
27/06/2017

Estima-se que o crescimento demográfico mundial elevará a população para 10 bilhões de habitantes em 2050. Os números são um alerta para que importantes países na produção agrícola estejam mais bem estruturados e preparados para atender às crescentes demandas interna e externa.

 Parceria busca aprimorar tecnologias de apoio à qualidade na produção de alimentos
01/09/2017

O IMA e o Centro de Inovação e Tecnologia identificaram, inicialmente, cinco áreas onde essa parceria poderá começar a ser colocada em prática, todas relacionadas ao aumento de conformidade da agroindústria mineira à legislação em vigor.