Minas Gerais vai ser a sede de campeonatos mundiais de cafés e baristas

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Começa nesta quarta-feira (7/11), no Expominas, em Belo Horizonte, a Semana Internacional do Café (SIC 2018) – o principal evento nacional da cadeia produtiva do café. Pela primeira vez, o país vai sediar vários campeonatos mundiais de cafés e de baristas, que são alguns dos destaques da programação.

Mais de uma centena de competidores premiados se enfrentarão no preparo e na prova da bebida, representando mais de 40 países. Além dos campeonatos mundiais, a SIC 2018 conta com extensa programação de eventos simultâneos, encontros, seminários, cursos, concursos e sessões de cupping (prova de cafés), divididos em três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação, Negócios & Empreendedorismo.

Durante três dias, produtores, torrefadores, baristas, especialistas e consumidores conhecerão as novidades do mercado na maior feira brasileira do setor e poderão eleger o melhor café brasileiro desta safra, no concurso Coffee of the Year Brasil.

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.

 

Campeonatos Mundiais

Os quatro mundiais atendem as diversas maneiras de fazer café. O World Latte Art Championship é o desenho no café com leite, habilidade que o barista (profissional que extrai o café) realiza em xícaras para juízes bem criteriosos na avaliação visual. O World Coffee in Good Spirits Championship é o preparo do café com drinques alcoólicos e outros ingredientes que harmonizam com a bebida quente ou fria. O mais famoso deles, o Irish Coffee.

Também serão realizados, dentro da programação, o World Brewers Cup e o World Cup Tasters Championship. O primeiro é a avaliação da performance do barista ao preparar café em método filtrado de sua escolha, assim como o grão usado na competição e o resultado surpreendente de sabor na xícara.

Já o Cup Tasters é o campeonato destinado aos provadores de café. Ao competidor é necessário acertar qual é o único café diferente dentre três amostras. Após várias rodadas, quem adivinha em menos tempo oito combinações - e erra menos - é o grande vencedor.

Os campeonatos mundiais são organizados pela World Coffee Events (WCE), entidade ligada à Associação de Cafés Especiais – a mais relevante no mundo. O objetivo dos eventos é agregar a comunidade internacional apaixonada pelo café e mostrar como o mercado tem profissionais diferenciados no preparo da bebida mais consumida no mundo.

Na avaliação do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Amarildo Kalil, o evento torna-se mais arrojado a cada ano. “Os campeonatos mundiais, por si só, asseguram um importante contingente de estrangeiros prestigiando o evento, que se consolida cada vez mais, já ocupando lugar seguro na agenda dos grandes eventos mundiais do setor cafeeiro", destaca Kalil.

“A conquista do país-sede de quatro mundiais é fruto de uma combinação de diversos fatores presentes na Semana Internacional do Café: conexão entre todos os elos do setor, diversidade de públicos nacionais e internacionais, amadurecimento do mercado interno e relevância no incentivo a novos negócios de café especial. Para nós é uma grande oportunidade”, aponta Caio Alonso Fontes, diretor da Café Editora – um dos idealizadores da SIC.

 

O evento

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária  e Abastecimento (Seapa) e Codemge, do Sistema Faemg, Café Editora e Sebrae. No período de 7 a 9 de novembro, serão realizados mais de 25 eventos simultâneos. Na edição anterior, o evento reuniu 17 mil visitantes, mais de 140 marcas expositoras e iniciou R$ 35 milhões em negócios.

 

Serviço:

Semana Internacional do Café 2018

De 7 a 9 de novembro de 2018

Local: Expominas – Belo Horizonte (MG)

Horário: 11h às 20h

Programação completa e inscrições: www.semanainternacionaldocafe.com.br

Tags